Blog

A Nuvem como caminho para os novos negócios em tempos de crise

Hoje em dia diferentes áreas de negócio precisam da inovação para sobreviver. A competitividade da concorrência tornam essas ações ainda mais importante. Muito dessa inovação passa pela adoção de tecnologias dentro das empresas, seja em sistemas simples ou complexos, armazenamento de informações, comunicação, entre outros. Com a evolução dessas tecnologias, um ótimo passo para as empresas é adotar a Nuvem em seus processos, facilitando o trabalho e redirecionando o foco do seu negócio, evitando a perda de tempo (e consequentemente, dinheiro).

 

Já falamos aqui um pouco sobre a importância dessa tecnologia na produtividade das empresas e como ela afeta positivamente a inovação dentro do ambiente organizacional, inclusive quando o assunto são as grandes empresas. Em pesquisa realizada pela Dell, mais de 60% das empresas que adotaram a Nuvem em seus processos atingiram níveis maiores na qualidade dos produtos. Estatísticas que comprovam como essa tecnologia tem sido importante para o crescimento do mercado.

Entretanto, é preciso olhar para a computação em nuvem não só como uma forma de fortalecer negócios já estabelecidos, mas também como uma oportunidade de expandir as áreas de atuação da sua empresa. Um claro exemplo disso são as iniciativas de grandes empresas em áreas de negócio emergentes, como a Internet das Coisas, conceito que propõe a conexão entre objetos do dia a dia e a internet, trazendo características e funcionalidades totalmente novas.

Se considerarmos que muitas dessas iniciativas dependem de etapas de desenvolvimento com muitas informações, a Nuvem entra como um ambiente de grande agilidade para o acesso das mesmas, afinal, ela pode ser acessada basicamente de qualquer lugar. Ou seja, há nesse sentido uma grande economia, tanto de dinheiro, quanto de esforço.

Mas um problema pode trazer problemas aos empresários que querem investir na Nuvem: a alta do dólar. Com a crise financeira enfrentada pelo país, investir em servidores nacionais é uma ótima estratégia para redução de custos e otimização dos serviços, já que a cobrança pelos serviços é realizada em reais, e não em dólar, como é o caso dos serviços estrangeiros. Com o dólar atingindo a marca dos R$ 4,00, a economia nesses casos pode ser imensa. Inclusive já falamos mais sobre isso aqui no nosso blog.

Em tempos de crise, é importante que dois lados andem de mãos dadas: saúde financeira e inovação. Para muitos, essa é uma combinação que deve ser encarada com cautela. mas é importante para as empresas assimilarem que uma boa gestão e a otimização da tecnologia podem trazer muitos benefícios.

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »