Blog

Aprenda a fazer o cadastro no PIX!

A opção de pagamento online denominada PIX fez muito sucesso logo nos seus primeiros dias de ativação, tendo em vista que o sistema realmente cumpre com sua promessa: otimizar os pagamentos e transferências digitais, garantindo mais rapidez e funcionamento 24h todos os dias da semana, até em feriados.

De maneira geral, o PIX aparece no aplicativo do seu banco que está instalado no seu smartphone, ou seja, não é necessário realizar nenhum download ou pagar qualquer taxa: ele é totalmente gratuito.

No entanto, para se cadastrar no sistema é necessário criar uma Chave PIX utilizando os meios de atendimento da empresa que você possui uma conta. Pensando em facilitar a sua vida, nós da GetCard preparamos um conteúdo especial para te ajudar!

Cadastro PIX: saiba como fazer em simples passos

Assim como é prático utilizar o sistema PIX, a realização do cadastro também é muito simples, pois essa funcionalidade já aparece no aplicativo do seu banco, basta somente informar um dado pessoal para a ativação. Saiba detalhadamente logo abaixo.

Crie uma Chave PIX

Para se cadastrar no PIX é necessário criar uma chave, que pode ser entendida como dado de identificação, ou seja, você pode escolher entre informar o seu CPF ou CNPJ, como também o número do seu celular ou um endereço virtual de pagamento.

Comprove os seus dados

Para fazer o cadastro, você deve utilizar as plataformas disponibilizadas pelo seu banco ou instituição financeira, como aplicativo ou site. Por isso, atente-se, pois será necessário realizar a confirmação da propriedade da conta logo depois de se identificar, ou seja, você precisa provar que o dado indicado é seu.

Quantas chaves podem ser cadastradas por uma pessoa?

Caso você tenha conta em dois ou mais bancos existe a possibilidade de cadastrar até 5 chaves para a mesma titularidade. Você pode realizar o cadastro utilizando dados diferentes, como vários e-mails ou números de telefone. Pessoas jurídicas, por sua vez, podem se cadastrar até 20 vezes.

É importante salientar que uma chave serve para somente uma conta, ou seja, não há como vincular a mesma para várias contas de um mesmo titular. Exemplo: não é possível usar o seu CPF para realizar o cadastro em um banco e usar o mesmo dado para cadastrar em outro.

Sistema PIX: as principais vantagens

O sistema PIX possui vantagens que se destacam como: maior rapidez nos pagamentos e transações, possibilidade de fazer essas ações em qualquer horário e dia da semana, incluindo os feriados, como também o limite mínimo de pagamento.

Assim, sabe-se que é possível transferir de R$ 0,01 centavo até o limite que o seu banco ou instituição permite. Algumas empresas possuem limites máximos específicos devido às questões de segurança contra furtos.

PIX e demais formas de pagamento online: veja as diferenças

Hoje em dia muitas pessoas já utilizam o PIX como um dos principais meios de pagamento e transações, mas ainda existem dúvidas sobre as principais diferenças entre esse sistema comparado com as formas já conhecidas, como o TED e cartão.

Já em relação às transferências, o PIX ainda é mais rápido, fácil e barato, tendo em vista que o indivíduo não precisa pagar nada para utilizá-lo. Já para realização de pagamentos à vista, é preciso ter dinheiro na conta, seja no PIX ou débito do cartão.

Sabendo que o PIX funciona no crédito, o indivíduo ainda tem como opção somente o próprio cartão, que é capaz de oferecer um limite para que ela possa usar e pagar posteriormente.

Por isso, é válido aproveitar a melhor funcionalidade de cada sistema. Assim, você garante mais autonomia para escolher aquelas que mais se adequam com as suas necessidades no dia a dia.

O PIX exige tarifas de pagamento?

O usuário é isento de tarifas tanto para enviar quanto para receber dinheiro em transferências bancárias, além no momento de compras. No entanto, pode ser tarifado ao receber dinheiro em compras, o indivíduo comum ainda também pode receber uma tarifa caso ele use canais de forma presencial ou por telefone, mesmo se houver canais eletrônicos funcionando normalmente, como o aplicativo do smartphone.

Para empresas, podem haver tarifas para quem paga e recebe , principalmente em casos de cobranças com semelhanças do boleto. O pagador, por sua vez, não poderá receber tarifa alguma.

Por fim, é necessário lembrar que a precificação ou valores de tarifas podem ser determinadas por bancos ou pelas instituições financeiras. Independente disso, sendo esse sistema um meio otimizado de pagar e transferir, vale muito a pena aproveitar todas as suas vantagens e otimizar ainda mais suas transações.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue nos acompanhando aqui no blog. Aproveite também para encaminhar este conteúdo a outras pessoas que também se interessam pela praticidade das finanças e novidades relacionadas ao tema.

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »