A cloud computing ou computação na nuvem apresenta diversas oportunidades de negócios para empresas que atuam como canais de venda de TI. Distribuidores, revendas e integradores estão dispostos a abraçar a transformação causada em seus negócios, enquanto desafiam os mercados que insistem no modelo tradicional, é o que revela a Quarta Pesquisa Anual de Tendências em Cloud Computing, estudo realizado pela CompTIA.
Desenvolver conhecimentos em cloud nas áreas técnica e de vendas da empresa é o maior desafio apontado por 45% das empresas pesquisadas. “As considerações primárias de negócio dependem de onde a empresa quer chegar com Cloud”, diz Carolyn April, diretora de análise da indústria e pesquisa da CompTIA.
Segundo o estudo, existem hoje quatro tipos de serviços com cloud computing: construir, fornecer ou prover, ativar ou integrar e gerenciar ou suportar. Cada um destes tipo de serviço tem suas peculiaridades, conforme a seguir:
- Construir: empresas compram soluções de hardware e software de fornecedores tradicionais destes produtos, construindo nuvens privadas e/ou híbridas para seus clientes. Eles também podem oferecer orientação na forma de consultoria, sobre as melhores arquiteturas de TI, configurações e opções de produtos para o projeto. Quase metade das empresas pesquisadas, 48%, oferecem algum tipo de serviço de construção atualmente.
- Fornecer ou prover: modelo de negócio em Cloud, que posiciona o canal de TI como centralizador no provisionamento de diversos serviços baseados em nuvem, tanto próprios quanto de terceiros, para o cliente final. Metade das empresas que ofertam Cloud fornecem este modelo.
- Ativar ou integrar: é considerado o ponto ideal para empresas ao longo dos últimos anos. É o fornecimento de serviços de integração e implementação, que podem incluir a conexão de soluções de TI hoje instaladas no site de um cliente com suas ofertas de soluções baseadas em Cloud, ou a personalização de soluções baseadas em Cloud, para atender a uma necessidade particular de negócios ou vertical.
- Gerenciar ou suportar: entregar o gerenciamento e suporte contínuo, de serviços baseados em nuvem, como atividades na forma de projeto ou num modelo contratual de receita recorrente. Também prestam serviços de abertura de chamado, escalação ou solução de problemas de serviços em nuvem, conforme necessário. Cerca de 60% das empresas estão realizando o monitoramento remoto de soluções em cloud para clientes ou gestão de soluções multicloud.
Seja qual for o intuito da utilização de um servidor cloud, é interessante verificar que são inúmeros desafios e mudanças de cultura que devem ser estabelecidas para utilização de uma solução cloud, porém os benefícios são inúmeros e vão desde a redução de custos operacionais, até a otimização de recursos e de tempo.