Blog

Qual o futuro do Cloud Computing e como ele afeta as empresas

O Cloud Computing é um serviço que movimenta um mercado que está acostumado com quedas nos preços dos serviços. Porém, a Microsoft foi a primeira a anunciar um aumento de 13% em seus preços de serviços de nuvem na região europeia. E agora muitas especulações surgem sobre o possível aumento dos preços desse serviço. Será que o cenário mudará a partir de agora?

O vice-presidente sênior da Cloud Technology Partners, David Linthicum, é um dos adeptos dessa perspectiva: “Suspeito que registraremos mais aumentos de preço em 2015 e 2016”, o mesmo atribui esse aumento as pressões sobre os provedores.

“Com as margens de lucro reduzidas, o aumento dos preços é a única maneira de aumentar o fluxo de caixa uma vez que a demanda caminha para um crescimento sólido. Uma vez conquistada a fidelidade dos clientes, os provedores devem aumentar os preços como fizeram as fabricantes de software com as licenças corporativas”, argumentou ainda.

O analista Owen Roger concorda com a perspectiva de aumento, porém considera a causa outra: taxas de câmbio. “Nós acreditamos que essa alta nos preços seja uma eventualidade causada pelas flutuações da moeda”, comentou.

“Entendemos que os serviços em nuvem, principalmente de infraestrutura como serviço, continuarão reduzindo seus custos nos próximos anos. Antecipamos que muitos provedores de absorverão as flutuações de moeda, reduzindo temporariamente as margens brutas de alguns de seus serviços, mas mantendo o preço competitivo”, declarou.

Analisando o cenário atual, chega-se à conclusão de que não é preciso entrar em desespero. Os aumentos podem acontecer mas são pouco prováveis, uma vez que o mercado ainda é novo e a alta dos preços acabaria por afastar os possíveis clientes.

E por que a Microsoft aumentou seus preços? A explicação talvez esteja no fato de que a venda de pacotes de software responde por grande parte da receita da empresa, e essa parte não está crescendo com velocidade. Dessa forma, ajustar os preços do mercado europeu seria uma forma de aumentar o lucro.

Se o preço realmente subir, provavelmente subirá nas grandes empresas. Dessa forma, uma boa opção para não ser afetado talvez é contratar serviços locais, com suporte personalizado e facilidade no contato, o que é de extrema importância no negócio. Além disso o custo beneficio do serviço ainda compensa, possuindo vantagens como segurança e agilidade. Inclusive falamos um pouco sobre isso nesse post em nosso blog.

Apesar das ações da Microsoft, a perspectiva é de que o custo da operação dos serviços básicos de cloud computing cairá nos próximo 3 a 5 anos.


A GetCard oferece soluções na nuvem para empresas, facilitando a rotina de trabalho

Fonte: Cio

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »