Nos dias de hoje, é recorrente o número de reclamações de clientes que tiveram uma experiência ruim com algum negócio devido ao tempo de espera na hora de pagar um produto ou serviço. Mesmo em casos onde o atendimento é realizado por outros meios (como telefone ou internet), a demora pode ser fatal.
Normalmente isso vai criando uma rejeição dos consumidores, o que pode levar a um resultado catastrófico a longo prazo, causando prejuízos financeiros e principalmente de reputação.
Apesar disso, o lado bom é que hoje em dia a tecnologia ajuda a amenizar ou resolver esse tipo de problema, como novas soluções surgindo de tempos em tempos. Isso é especialmente importante quando falamos em negócios que precisam de agilidade para ter sucesso. Mas é preciso cautela, pois possuir tecnologia em seu negócio não é sinônimo de bom uso da mesma. Muitas vezes ela é implementada de forma errada e acaba não atendendo as reais necessidades de uma empresa.
Alguns números:
Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, uma das revistas mais importantes de negócio no munto todo, mostra que a espera é um risco muito alto para as empresas. Muitos dos consumidores nem voltam a fazer negócio com uma empresa se ela não se importa com o tempo de espera durante uma transição. Que tal conferir essas informações?
Uma ótima maneira de evitar que aconteçam no seu negócio:
- 86% dos consumidores pararam de fazer negócio com uma empresa devido ao mau atendimento
- 68% dos consumidores vão embora por acreditarem que sua empresa não se importa com eles
- Apenas 4% dos consumidores insatisfeito fazem algum tipo de reclamação, os outros 96% simplesmente abandonam seu negócio
- O péssimo atendimento representa aproximadamente US$ 83 bilhões de perdas anuais (somente nos EUA)
Sobre a perda de tempo (na visão dos clientes):
- Após 5 minutos de espera, a percepção de tempo pelo cliente aumenta em 2x
- Metade dos clientes evitarão uma marca no futuro se ela fizer com que eles esperem por mais de 5 minutos
- A maioria dos consumidores abandona uma fila após 2 ou 3 minutos se ela não estiver se movendo rapidamente
A importância dos meios de pagamento nessa história
Quando pensamos em filas, normalmente a primeira ideia que vem à nossa cabeça é a de filas de supermercados, lojas e afins. Isso acontece pois é nesses locais em que cartões de crédito e débito são usados com maior frequência, especialmente quando se trata sobre quantias maiores.
Por isso, é extremamente importante criar caminhos que facilitem a vida do seu consumidor e eliminem o “tempo ocioso” de espera nas filas. Uma alternativa é contar com meios de pagamentos que ofereçam uma grande variedade de bandeiras, assim a confusão que aconteceria para encontrar outra máquina ou encontrar outra forma de pagamento é reduzida e por consequência, o tempo também diminui.
Outro fator importante é a conectividade presente nas soluções que você utiliza. Se o seu meio de pagamento não for veloz o suficiente, é muito provável que os consumidores comecem a se irritar com a demora. A dica é contar com sistemas estáveis e ágeis para processar as transações no seu negócio.
E aí, que tal modernizar os seus meios de pagamento? Com o GetPay você tem formas de pagamento facilitadas e toda a tecnologia que a GetCard oferece. Peça já o seu!