Blog

Como garantir a segurança e eficiência da Nuvem em minha empresa?

 

Já falamos aqui como a computação em nuvem pode ser muito benéfica ao seu negócio. Agilidade, eficiência e otimização de processos são algumas das vantagens que esse conceito pode trazer para as empresas, mas é natural que muitas dúvidas surjam no meio do caminho, afinal, toda tecnologia leva tempo para ser plenamente aceita pelos setores da sociedade, principalmente pelo mercado.

 

Quer um exemplo? Quando falamos em adoção de tecnologias nas empresas, alguns outros quesitos também pesam na hora de avaliar se um serviço é de fato eficiente: custo, o retorno sobre aquele investimento e claro, a segurança. Ela é um dos tópicos mais importantes dentro da dinâmica dos negócios que adotam a Nuvem, afinal, a informação (de qualquer natureza) é um dos bens mais preciosas que uma empresa possui. Pensando nisso, o tema do post de hoje vai ajudar aqueles que ainda possuem dúvidas sobre a adoção da computação em nuvem!

 

Sobre a exposição de dados

Uma das principais vantagens da Nuvem é que o acesso às informações pode ser controlado e distribuído conforme a necessidade de cada setor. Isso depende do quão sigilosa ou estratégica uma informação é. Essa vantagem é ainda mais presente em Nuvens Privadas, que permitem uma flexibilidade e escalabilidade que as nuvens públicas não trazem. Além disso, a Nuvem Privada estará “ao seu alcance”, tendo um acesso muito mais ágil.

Entretanto, apesar dessa seletividade de acesso, falhas humanas também podem comprometer a segurança das empresa. Isso acontece, na maior parte das vezes, a partir de descuidos no acesso às informações, deixando brechas para que elas saiam do “ecossistema” de uma empresa.

Um claro exemplo disso é o recorrente “sequestro de dados” que vem aparecendo nos noticiários do país. Servidores de empresas privadas, entidades públicas e até mesmo pessoas físicas estão sendo invadidos, tendo seus dados e arquivos bloqueados com senhas. A liberação acontece somente após o pagamento do “resgate”. Essa situação acontece, na maioria das vezes, após um descuido de algum funcionário que baixa uma arquivo suspeito sem saber.

O descuido pode custar muito caro para as empresas, por isso é importante saber como evitar esse tipo de situação!

Conscientização da empresa

De que adianta todos os aparatos de segurança de um serviço se quem lida com o mesmo não o entende de verdade. Nem todos aqueles que precisam lidar com serviços tecnológicos tem conhecimento suficiente, o que pode causar alguns problemas, como no próprio caso do sequestro de dados que falamos anteriormente.

Por isso, conscientizar aqueles que se utilizam da tecnologia é um dos passos primordiais para uma otimização real de processo dentro de sua empresa. Lembre-se que quanto mais conhecimento, menor a chance de falhas humanas. Melhor para o seu negócio.

A importância do backup

Um dos termos utilizados na construção de sistemas e redes é o conceito de redundância, ou seja, a capacidade de um sistema superar a falha de um de seus componentes e não afetar o funcionamento do mesmo. Nesse sentido, é preciso haver uma “redundância” de dados em uma empresa, garantindo que os arquivos e dados não fiquem armazenados apenas em um lugar. No exemplo citado anteriormente, um “backup offline” ou em servidores seguros já resolveriam o problema, bastando a reposição dos arquivos afetados.

Por isso, trabalhar com empresas que possam oferecer serviços seguros é essencial para o sucesso da utilização na Nuvem. Um backup de segurança é uma ótima medida para evitar a perda de dados e o aborrecimento com clientes ou fornecedores.

Segurança e confiança é tudo

Na hora de contratar empresas que possam oferecer esse tipo de serviço, avalie a capacidade das mesmas em assegurar suas informações. Muitas vezes, mesmo com todos os cuidados tomados pelo seu negócio, fechar com fornecedores com pouca experiência (especialmente em tópicos relacionados à segurança) pode se tornar uma dor de cabeça. O ideal é que o foco do seu negócio seja nos resultados e investimentos, reduzindo custos e deixando a manutenção de serviços nas mãos das empresas contratadas.

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »