Blog

Como proteger o app de banco: dicas de segurança

Saber como proteger o app de banco é muito importante para livrar seus dados de fraudes, garantindo mais segurança. Afinal, é no próprio aplicativo que você realiza ações importantes como pagamentos, transferências, acesso a informações, consulta de saldos e extrato, entre outros.

Mesmo contendo um rígido mecanismo de proteção, os apps ainda podem ter vulnerabilidade. Com os diversos meios de comunicação online, é mais fácil que pessoas fraudulentas se aproveitem desse meio para aplicar golpes em massa.

Um aspecto positivo é que você pode aprender a como proteger o app do banco e ter muito mais tranquilidade ao utilizá-lo, como também usufruir o novo sistema criado pelo Banco Central, criado para otimizar a vida dos usuários. Confira a seguir algumas dicas de proteção e saiba ainda se o Pix realmente é seguro.

Aplicativo de banco é seguro?

Acessar a conta do banco pelo aplicativo e realizar suas ações é seguro. Isso porque para utilizar o app é necessário inserir os principais dados da sua conta, como o número da agência e senha para que o acesso seja liberado.

Além disso, eles apresentam uma grande porcentagem de proteção, evitando tentativas de fraudes. Porém, alguns apps ainda podem mostrar uma certa vulnerabilidade, o que já foi comprovado pela empresa de segurança em dispositivos móveis NowSecure e também pela multinacional de consultoria de gestão Accenture.

Por isso, vale a pena compreender tanto a importância de como proteger app de banco e o que fazer para que você não seja atingido por um hacker ou até mesmo por golpes comumente praticados em plataformas do âmbito digital.

No próximo tópico, nós da GetCard apresentamos uma lista com dicas práticas para garantir que a sua conta do banco esteja a salvo e que o seu dinheiro se torne um motivo de tranquilidade e não de preocupação.

Dicas de como proteger o app de banco

Estar atento com as movimentações na sua conta do banco é apenas uma das ações necessárias para saber se os seus dados bancários estão em segurança ou não. Saiba mais a seguir:

Acesse o aplicativo pelos dados móveis

Se você tem uma rotina atarefada e sempre está em movimento, com certeza já precisou utilizar o wi-fi das redes públicas, não é mesmo? Porém, essa atitude tem como consequência um grande risco de exposição e invasões.

Por isso, para entrar no aplicativo do banco pelo celular, opte por navegar pelos dados móveis, até dentro da sua casa, pois mesmo ainda sendo possível que pessoas má intencionadas invadam o 4G, é mais difícil do que invadir a rede wi-fi.

Atualize o sistema do seu smartphone

Seja o sistema operacional Android ou iOS do seu smartphone, de forma regular são disponibilizadas atualizações que trazem vários benefícios para o seu smartphone, como aumento da proteção, eliminação de vulnerabilidade, entre outros.

Então vale a pena estar atento com as mensagens de novas atualizações para que o seu dispositivo esteja com todas as melhorias necessárias. Além disso, ainda é possível permitir a atualização de forma automática.

Utilize Rede Virtual Privada

A tecnologia conhecida como VPN, Rede Virtual Privada, foi criada para ser conectada a um meio de comunicação e ainda ligar a diversos dispositivos com um nível maior de segurança.

Atualmente é possível encontrar diferentes tipos de VPNs gratuitos para utilizar tanto no smartphone quanto na TV. Vale a pena conhecer a funcionalidade de cada um e aproveitar o que mais se adequa com as suas necessidades.

Usar o Pix no app do banco é seguro?

Assim como a utilização da conta bancária no aplicativo gera dúvidas relacionadas a segurança, a nova funcionalidade Pix também foi um assunto que repercutiu nesse quesito.

Criado pelo Banco Central, o Pix pode ser usado nos aplicativos de bancos como uma maneira de otimizar pagamentos e transferências, além disso é possível utilizá-lo 24h todos os dias, até em feriados.

Utilizar o Pix no aplicativo é seguro, pois para usar a funcionalidade é necessário cadastrar a chave, podendo ser o número do CPF ou CPNJ, e-mail ou seu próprio contato do celular. De maneira prática é possível realizar o cadastro e utilizar o sistema com total proteção.

Por que o Pix foi criado?

O Pix foi criado para facilitar o seu dia a dia, pois é uma forma prática de realizar as principais ações bancárias no meio digital, como também um meio de incentivar as pessoas a usar menos o dinheiro físico. Além disso, pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas, o sistema garante mais agilidade e rapidez.

Desenvolvido pelo Banco Central, a funcionalidade Pix fica a cargo dos bancos e instituições financeiras, dessa forma, cada uma delas estipula algumas normas de uso e o limite máximo de transação, mas mantém as mesmas vantagens.

Ao proteger o app de banco, você está mais seguro para utilizar todas as suas funcionalidades, principalmente o sistema Pix. Agora, aproveite para utilizar o seu aplicativo com mais segurança e total tranquilidade.

Gostou deste conteúdo? Mande um comentário para nós aqui embaixo, além disso, compartilhe este texto com outras pessoas que também precisam de algumas dicas de proteção online.

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »