Blog

Como reduzir custos e inovar com a Computação em Nuvem

Muitos negócios tem utilizado a Computação em Nuvem como ferramenta para a inovação em seus serviços. Com a adoção dessa tecnologia, a troca de informações e a otimização de serviços se tornou uma das muitas boas práticas dentro das empresas que prezam pela inovação.

Os gestores, inclusive, são um dos que mais se beneficiam nesse sentido. Além de trazerem inovações em produtos e serviços, a Nuvem também traz um ótimo benefício para as empresas: a considerável redução de custos nos processos. Investir nessa tecnologia é um clássico exemplo de como a utilização de recursos financeiros acaba se tornando uma grande economia a longo prazo, e não um gasto propriamente dito, como é visto pelos setores ainda tradicionais do mercado.

Quer um exemplo? A consultoria KPMG realizou, no ano passado, pesquisa com mais de 500 executivos de diversas empresas em todo o mundo, especialmente Diretores Executivos e Financeiros. Os dados mostram como, de fato, a redução de custos e a inovação podem sim andar juntas, sem prejudicar o ambiente e a gestão corporativa.

 Uma relação eficiente

De acordo com a pesquisa, melhorar a performance nos negócios, melhorar os níveis de automação e a redução de custos foram identificadas pelos diretores como as três áreas mais bem sucedidas em uma empresa após a implementação da Nuvem. Agora, como esses itens se relacionam? A equação parece complexa para muitos gerentes, mas uma análise com calma nos mostra que todos acabam sendo uma consequência do outro.

Quando os negócios operam melhor, naturalmente a produtividade da equipe também aumenta. Seja na venda de serviços ou de produtos, ter por perto uma tecnologia que ajude na hora de fechar negócios e novas vendas é essencial para o crescimento e uma aplicação real da inovação que tanto falamos por aqui. Com esse crescimento nos processos de negócios, as empresas tendem a crescer de forma muito mais sustentável, especialmente quando uma boa gestão é combinada com essas tecnologias.

Isso é possível graças à automação que a Nuvem pode oferecer para as empresas. Com a diminuição dos esforços por parte dos colaboradores, o foco pode ser redirecionado para outras ações que tragam mais produtividade e resultados reais. Essa ferramenta é ainda mais eficiente quando analisamos o caso de médias e grandes empresas, onde há um número grande de setores com diferentes funções que precisam otimizar o tempo para melhorar a integração.

Por fim, a redução de custos aparece como uma parte importante dentro desse “ciclo”. Com a melhoria nos negócios e uma melhor automação, a redução do quanto é gasto pela empresa aparece como algo até mesmo natural. Isso acontece pois as possibilidades de negócio aumentam e as automações economizam muito esforço (e dinheiro também). Ou seja, o saldo final tem tudo pra ser positivo se tais etapas forem realmente aproveitadas pelos gestores. Além disso, a flexibilidade que a Nuvem permite, praticamente “libertando” as empresas de uma estrutura física, é um dos principais benefícios que permitem que esses itens sejam reconhecidos, como foram na pesquisa da KPMG. OU seja, quando a tecnologia é implantada com seriedade e planejamento dentro das empresas, a inovação aparece e faz a diferença.


Gostou? Então leia o artigo A Nuvem como caminho para os novos negócios em tempos de crise”


Traga sua empresa para a tecnologia eficiente! Conheça os serviços de Cloud Computing que a GetCard oferece:

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »