Blog

Quais fatores devem ser levados em conta na hora de adotar a Computação em Nuvem?

Falar sobre a implantação de tecnologia nas empresas é sempre um tema bastante interessante, especialmente quando consideramos como ele vem se popularizando nos meios corporativos nos últimos anos. A Computação em Nuvem vem assumindo, de fato, o protagonismo nessa onda tecnológica corporativa. Nesse sentido, temos falado bastante sobre isso por aqui, discutindo Por que sua empresa deve adotar soluções na Nuvem em 2016?

Entretanto, é preciso discutir não só os benefícios dessa tecnologia, mas também quais fatores devem ser levados em conta para que haja uma implantação correta da Nuvem, afinal, cada empresa possui uma necessidade e não existe uma solução “padrão” para todos.

Pensando nisso, separamos alguns fatores que devem ser avaliados pelos gestores antes de adotar a Computação em Nuvem. Confira:

Avaliação da implantação

Uma das principais etapas durante esse processo é na hora de avaliar as necessidades da empresa. É essencial que sejam levantados quais as maiores deficiências da área de TI atualmente e como a Computação em Nuvem pode solucioná-los. Portanto, não adianta investir “no escuro”, pois as chances de desperdiçar dinheiro são grandes.

O ideal, nesse caso, é que haja um planejamento e todos esses aspectos sejam constantemente documentados, facilitando a gestão de informação e reduzindo drasticamente as chances de erros.

Suporte e Segurança

“Meu fornecedor oferece segurança suficiente para as minhas informações?”. Essa é uma pergunta que muitos gestores não se fazem no dia a dia, mas que é extremamente importante para o andamento do negócio, afinal, as informações são parte integrante das atividades da grande maioria das empresas, seja para o público externo ou interno.

Por isso, é importante contar com um suporte eficiente que possa auxiliar sua empresa sempre que preciso, oferecendo informações e tirando as dúvidas sobre como um Cloud Server se comporta no seu contexto específico.

Já falamos sobre segurança anteriormente aqui no nosso blog, com foco especial no planejamento e execução desse fator dentro das empresas. Pensar nela como um item essencial na hora de adotar a Computação em Nuvem é pensar também pelo bem da empresa.

Opções conforme a sua necessidade

Ter a opção de adotar soluções conforme a sua necessidade é um dos trunfos da Computação em Nuvem. Isso é especialmente vantajoso para quem está comprando um serviço, pois otimiza bastante os investimentos realizados.

Nesse sentido, uma empresa não perderá dinheiro comprando uma solução que seja “maior” do que os seus problemas.

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »