Blog

Como a Computação em Nuvem pode ajudar?

Já ouviu falar no termo “Governança de TI”? Se sua resposta foi negativa, talvez sua empresa esteja perdendo muito do potencial que a tecnologia pode trazer para as organizações. A Governança de TI é um conceito relativamente novo no mundo corporativo, mas a considerável maioria das grandes empresas já perceberam o seu valor e como ela pode trazer imensos benefícios.

Mas afinal, como definir isso?

Segundo o ITGI (Information Technology Governance Institue), “governança de TI é responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização. ”

Seu foco está em direcionar e organizar práticas de gestão e utilização da área de TI em uma empresa, ajudando e beneficiando a sua administração.

O uso da tecnologia nas empresas está cada vez mais incisivo e complexo, de modo que se torna cada vez mais necessário profissionalismo. Por isso, investir para que haja uma Governança de TI cada vez mais eficiente é primordial para as pretensões de uma empresa, independentemente de seu ramo.

E qual o papel da Computação em Nuvem nessa história?

falamos diversas vezes por aqui sobre como a Computação em Nuvem traz (quando bem utilizada) mais segurança às informações empresariais.  Isso acontece, pois, os sistemas se tornam mais estáveis e ainda possuem a praticidade que servidores físicos não dão às empresas.

Nesse sentido, o papel da Computação em Nuvem é modernizar e aperfeiçoar a utilização de tecnologia. Sua boa utilização ajuda bastante na otimização da Governança em TI, afinal, com sua adoção o nível de profissionalismo no gerenciamento da TI nas empresas aumenta.

Com a Nuvem como aliada, a Governança em TI fica encarregada de criar formas de controle onde a transparência seja a regra nº 1, evitando que processos mal planejados entrem em ação e acabem com a reputação de uma organização.

 E aí, sua empresa já tem uma Governança em TI bem estabelecida?

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »