A maratona de programação Hackathon será realizada no Rio de Janeiro nos mesmos moldes da maratona realizada em Maringá, PR, nos dias 3 e 4 de agosto, sob o nome “Hackathon Rio de Janeiro – Central de Atendimento 1746”. A competição terá o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que facilitem a interação entre a prefeitura carioca e a população, por meio de propostas de solução para os principais problemas apontados pelos próprios cidadãos.
Com dados coletados pela central de atendimento ao cidadão do município, foram definidas quatro áreas para as quais devem ser desenvolvidas as soluções tecnológicas: iluminação pública, estacionamento irregular, conservação de vias públicas e poda de árvores. Essas áreas têm sua problemática explicada no hotsite do evento.
As soluções podem ser sistemas web, que devem ter interface web, ou aplicativos mobile, devendo ser desenvolvidos obrigatoriamente para iOS ou Android. Os projetos vencedores podem receber de R$ 5 mil até R$ 10 mil.
O início da competição será amanhã, dia 31 de agosto, a partir das 9h, com direito à apresentação do evento, e será realizada no Palácio da Cidade. Marcado para terminar no domingo às 17h30, o evento terá direito a happy hour no sábado a noite e café da manhã na manhã seguinte.
Incentivo à inovação
O Hackathon que ocorreu em Maringá em agosto teve o patrocínio da GetCard Host, que vê neste tipo de evento um grande incentivo à inovação e criatividade das equipes de desenvolvimento. Além disso, como deve ser voltado ao atendimento à população, provoca grande avanço social, já que colabora com problemas de difícil solução por parte da prefeitura, além de aproximar cidadãos e governantes.
GetCard Host