A inovação tem sido a chave principal para muitas empresas crescerem em diferentes ramos. Nos dias atuais ela tem se relacionado de forma muito próxima às tecnologias que vem aparecendo, especialmente aquelas com foco no público corporativo. Em tempos em que a crise afeta muito da economia nacional, os gestores tentam encontrar maneiras de manter essa inovação dentro das empresas sem que haja, necessariamente, um grande aumento nos gastos.
Mas a pergunta que ronda a cabeça dos profissionais é: como fazer isso? É possível sair na frente sem afetar o cenário financeiro? A resposta é: sim, é possível, mas os gestores devem se atentar a muitos fatores para ter sucesso nesta “missão”. Há um senso comum no mercado de que para inovar é preciso fazer investimentos com consultorias, serviços caros e produtos que muitas vezes não são realmente utilizados pela empresa. Trouxemos algumas ideias para que seu negócio saiba como otimizar ao máximo essa inovação!
Substitua aquilo que você não usa
Hardware, software (incluindo os caros antivirus corporativos), manutenção, entre outros. Gastos que parecem inevitáveis para quem conta com a tecnologia como um fator de inovação e que, de uma maneira ou de outra, já se tornaram comum em muitas empresas. Mas é possível avaliar se há realmente a necessidade de manter todos esses recursos (e claro, todos os custos), afinal, muitos serviços podem substituir todos eles e ainda fazer mais pelo seu negócio.
Um servidor na Nuvem, por exemplo, é uma ótima solução, pois além de economizar muito espaço em sua empresa, ele permite que suas informações sejam armazenados com muito mais segurança e o principal ponto: economiza com os altos custos de energia (que incluem a climatização do ambiente).
Otimize aquilo que você usa
Nem só de cortes ou trocas uma economia é feita: é possível economizar otimizando a utilização de serviços já existentes dentro da empresa. Muitas empresas possuem serviços contratados que fazem coisas parecidas ou são mal utilizados na gestão. Quer um exemplo? Um número considerável de empresas possui planos com direito a diversos endereços de e-mails para os colaboradores, mesmo quando isso não é necessário. Isso pode ser otimizado avaliando se os endereços podem ser divididos por área ou não.
Contrate serviços com o melhor custo benefício
Com o crescente número de serviços oferecidos por empresas na área de tecnologia, as opções naturalmente aumentam e muito na hora de contratar e modernizar sua empresa. Entretanto, é preciso estar atento a um ponto muito importante: o custo-benefício. É ele um dos fatores principais para trazer a inovação sem sentir no bolso os efeitos. Por isso, é recomendável a contratação de empresas que tragam o maior numero de benefícios como segurança, agilidade e suporte pelo menor preço.