Blog

O cenário de TI no Brasil e como sua empresa se encaixa nele

Falar sobre ferramentas produtos e como esses fatores influenciam o seu negócio é um tópico constante aqui no blog da GetCard. Entendemos que eles compõem uma parte importante da estratégia de negócios das empresas que conseguem implementar a tecnologia de forma correta em seus ambientes, promovendo mudanças que trazem ótimos benefícios.

Entretanto, um dos temas que também afetam esse panorama do mercado é a visualização de como uma organização se encaixa dentro de seu respectivo cenário. Entender mais do mercado de onde sua empresa está inserida é essencial para que seu negócio possa planejar melhor e traçar estratégias que estejam de acordo com os objetivos tanto da sua empresa quanto do mercado.

Uma das maneiras de se atentar para o mercado é acompanhar pesquisas e relatórios que diversos órgãos e instituições publicam. Através desses dados é possível ter uma visão geral do mercado, indo de encontro ao conceito de Governança de TI, onde é necessário alinhar a tecnologia às tendências do mercado, possibilitando um posicionamento melhor por parte das organizações.

A Assespro – Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação divulgou, em conjunto com a Aleti – Federação Iberoamericana de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação, alguns dados sobre o cenário de empresas de tecnologia no ano de 2015 no Brasil. Esses dados podem se transformar em valiosos insights para sua empresa

Pensando nisso, selecionamos algumas informações para que sua empresa possa otimizar os investimentos e enxergar o panorama do mercado de TI e qual o seu papel nele.

Confira 😉

Inovação é essencial para as novas empresas

Um dos dados mais interessantes é a da longevidade de muitas empresas de TI no Brasil. Aproximadamente 60% das empresas têm mais de 15 anos de existência no mercado nacional e internacional, o que mostra que já existe um cenário bastante qualificado e experiente.

Nesse sentido, contar com inovação em processos e investimentos em tecnologias passam a ser uma das prioridades para novas empresas, já que somente “estar no mercado” não garantirá o crescimento com tantos players no mercado.

Pesquisas para o seu negócio evoluir

Além dos investimentos em tecnologia de qualidade, uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas que inovam no mercado são as práticas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Segundo o censo , os números brasileiros ainda são pequenos em termos de valores, com 30% das empresas destinando até 2% de suas receitas para P&D. Por outro lado, 24% dos entrevistados admitiram não fazer grandes investimentos nesse setor.

Destaque por meio da inovação agressiva

Infelizmente o Brasil ainda está atrás quando o fator é a inovação agressiva. 25% afirmaram que não possuem esse tipo de estratégia, enquanto que 17% dizem realizá-la de forma contínua. Isso mostra como o setor de TI no país, apesar de contar com empresas de tradição no mercado, muitas ainda encara a inovação como um “extra” ou até mesmo algo descartável. Nesse cenário, quem investir de forma estratégica em tecnologia e inovação terá maiores chances de crescer.
Na GetCard você conta com uma equipe especializada para implementar a melhor tecnologia em sua empresa. De servidores à hospedagem, estamos preparados para fazer o seu negócio decolar! Fale com a gente 😉

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »