Blog

O que é colocation e como ele ajuda a expandir seu data center

Hoje o tema que você confere neste post interessa a muitos empresários que estão em desenvolvimento, mas que não possuem espaço ou localização para instalação do seu próprio servidor e, assim, continuar oferecendo seus serviços com qualidade. Conheça o que é Colocation e como essa solução de TI ajuda nos negócios.

Em sua definição prática, o colocation é um serviço de aluguel da infraestrutura de Data Center para a instalação do servidor do cliente, o que diferencia-se do servidor dedicado pela falta de contratação do equipamento de processamento.

O serviço de Data Center, por sua vez, entra como suporte e fornece o serviço, espaço no rack, energia elétrica, conectividade com a internet, climatização, entre outros. Entenda mais detalhes sobre o assunto e saiba como essa solução pode beneficiar a sua empresa com a GetCard!

O que é Colocation: conheça a definição

 

O Colocation consiste na realocação de esforços para implementar soluções em armazenamento e servidores por meio da utilização de um hardware fornecido por parceiros. Assim, quem o utiliza possui seu próprio equipamento, mas divide todos os gastos com infraestrutura, energia elétrica, climatização, entre outros.

Essa alternativa é utilizada por empreendedores que estão em constante crescimento, porém que não podem investir ou não possuem infraestrutura para gerenciar seus próprios servidores. E tem mais:

O Colocation também é uma excelente alternativa de segurança, já que a empresa contratante não precisa inserir suas informações em ambientes como Cloud Server, assim, ela é capaz de proteger seus principais dados com alto nível de confiabilidade.

Agora que você compreendeu a sua definição, continue a leitura e saiba por qual motivo as empresas recorrem a essa solução e ainda quais são os principais benefícios que elas garantem ao longo do tempo.

Por que empresas recorrem à Colocation

O aluguel de servidor denominado como Colocation é utilizado para otimizar o processo de armazenamento de dados sem a necessidade de investir tempo e dinheiro em uma infraestrutura própria, assim como na contratação de uma equipe especializada para fazer a manutenção e reparos.

Além desse aspecto, os grandes empresários buscam por essa solução tendo em vista a possibilidade de crescer ainda mais com um plano maior no seu investimento financeiro, por exemplo. Assim, ao invés de expandir a infraestrutura física e em novos ambientes, acabam levando forças para a melhoria dos seus serviços.

No entanto, contratar essa solução exige uma série de cuidados, tendo em vista que o seu futuro parceiro será responsável pela infraestrutura e suporte técnico do seu Data Center. Por isso, empresas como a GetCard auxiliam no processo de análise das melhores alternativas para que os seus objetivos evoluam ainda mais.

Benefícios do Colocation

 

Se você é empresário e deseja expandir seus serviços sem a necessidade de investimento financeiro em infraestrutura, aproveite para conhecer ainda mais os benefícios que o Colocation garante para o seu negócio:

Economia

Uma dos principais benefícios da implementação dessa solução é a economia, isso porque os custos com infraestrutura são menores e alocados no parceiro responsável, ou seja, a energia elétrica, hardware, climatização, entre outros, saem dessa equação e dão maior tranquilidade aos gestores.

Reposição rápida de hardware

Outro aspecto positivo é a possibilidade de reposição rápida de hardware caso haja problemas, o que agiliza o processo de solução e a disponibilidade de serviços de TI da empresa.

No entanto, esse fator depende de qual fornecedor é seu parceiro e como ele oferece esse suporte, afinal, a rapidez é essencial para o negócio não sofrer com problemas de infraestrutura.

Fácil controle

Conhecido por ser uma das melhores opções para empresas que fazem questão de ter controle sobre armazenamento de dados, todo o controle em relação aos equipamentos continua com a empresa em questão, o que tranquiliza os gestores no quesito segurança e ainda proporciona crescimento para a estrutura de TI. O que parece para muitos uma terceirização de todos os processos de TI, na verdade se restringe apenas à infraestrutura.

O que é Data Center?

Assim como definimos no início do texto, o Colocation pode ser definido como um aluguel da infraestrutura de Data Center, e se você pretende investir nesse tipo de serviço, mas não entende muito sobre os termos técnicos, a GetCard te ajuda a entender o que é o Data Center.

O Data Center é um local criado para armazenar servidores, itens de processamento e de armazenamento de dados, entre outros. Esse ambiente normalmente é criado em racks ou armários metálicos, tendo em vista que necessita de uma proteção maior para evitar problemas.

Além disso, contam com segurança contra incêndios e sistemas capazes de resfriar os racks a fim de garantir a temperatura ideal. Sendo imprescindível para diversos setores do mercado, é utilizado normalmente por empresas de energia, Internet, telecomunicações, entretenimento e muito mais.

Por fim, se você ainda possui alguma dúvida sobre Colocation, Data Center e como funciona esse serviço, entre em contato com a GetCard nos nossos principais canais de comunicação, nós estamos prontos para lhe responder.

Continue nos acompanhando aqui no blog para conferir novos posts sobre soluções em tecnologia, financeiro, negócios e outros aspectos relacionados. A cada semana você aproveita um conteúdo totalmente novo e cheio de informação!

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »