Blog

O que pode esperar da Nuvem em 2016? (Parte II)

O último ano foi de crescimento para a utilização da Computação em Nuvem, mesmo com a crise batendo na porta das empresas. Muitas delas viram na tecnologia uma forma de inovar e trazer novos horizontes para a entrega de serviços e negócios em diferentes áreas do mercado. Falamos um pouco disso em nosso último post aqui no blog: “O que sua empresa pode esperar da Nuvem em 2016? (Parte I)

Mesmo com esse crescimento, existem dúvidas a respeito de como a Computação em Nuvem pode atuar dentro das empresas. O ano de 2016 será decisivo para o mercado, especialmente em termos econômicos, já que a crise não dá sinais de que diminuirá (pelo menos nos próximos meses). Por isso se torna extremamente importante trazer processos de inovação por meio da tecnologia.

É o que mostra uma pesquisa realizada pela IDC. Segundo a mesma, aproximadamente 70% dos CIOs (Diretores de Inovação) das grandes empresas do mundo migrarão alguma instância dos seus serviços para a Nuvem. Ou seja, independente do objetivo final, os gestores já entenderão que isso deixou de ser luxo para ser um requisito na hora de se diferenciar do resto do mercado.

Integração

Essa é uma das características da “Segunda onda da computação em Nuvem”, como chama a Forrester Research, uma das maiores consultorias de pesquisas em negócios do mundo. Segundo a empresa, uma das grandes tendências da Nuvem para 2016 é a utilização de aplicativos ou sistemas altamente integrados a ela. A partir de agora, as soluções para empresas serão especificamente focadas nessa área da tecnologia.

Segurança como tópico primário

Com essa evolução, é natural que mais informações estejam “expostas”. É natural também, portanto, que as preocupações com esse assunto sejam ainda maiores. Em 2016, a segurança será uma prioridade tanto para clientes, quanto para os prestadores de serviços que explorarão esse mercado. Por isso, entrar no próximo ano com essa mentalidade já é uma ótima vantagem sobre o resto do mercado, já que a segurança sempre será um tópico importante. Pense nisso quando trouxer a tecnologia para dentro do seu negócio.

Profissionais mais especializados

Se lidar com a Nuvem parecia ser um bicho de sete cabeças para muitos setores de TI, agora isso parece cada vez mais tangível, já que os profissionais da área estão se especializando para poder trabalhar com mais calma e segurança. Isso é muito bom para as empresas que contratam esses serviços, o que significa uma facilidade maior na hora de inovar.

As barreiras vão cair

Com a adoção da Nuvem por diversas empresas, a resistência de incluir essa tecnologia vai cair cada vez mais ao longo do tempo. De certa forma, isso traz diversos desafios para o mercado, já que a competitividade aumentará naturalmente, mas ao mesmo tempo um cenário de inovação vai se formando e a tecnologia estará ainda mais presente na rotina de vendedores, consultores, entre outros.

Por isso é importante contar com uma empresa que ofereça esses serviços de forma segura e com total suporte, afinal, uma falha pode causar muitos prejuízos para uma empresa. Os serviços, portanto, devem contar com uma otimização na hora de aplicar essas soluções tecnológicas.

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »