Blog

Pirâmide financeira, big data e data center: qual a relação com o seu negócio?

A pirâmide financeira, que explodiu ultimamente por causa dos escândalos da Telexfree e BBOM, apesar de ter se tornado mais conhecido agora, é um esquema que existe há mais de um século. Considerado insustentável, o modelo comercial depende do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema. Como é exponencial o cálculo de recrutamento, chega a um nível em que não existem mais pessoas a serem recrutadas, causando prejuízo, como corrente, a todos os patamares da pirâmide.

 

O big data, a explosão de informação e de conhecimento, que exige grandes capacidades de armazenamento e segurança de dados, além de velocidade, é semelhante ao problema da pirâmide financeira: muitos dados, que pode se tornar insustentável, caso o data center não seja escalonável, customizado e com capacidade suficiente para suportar altos níveis de informação, sem gerar lentidão ou quedas no sistema.

Se observarmos com atenção, vamos perceber que alguns pontos de contato são semelhantes em ambos os casos.

Prejuízo em cadeia

Caso o data center entre em colapso por causa do fluxo de informações e acabe caindo ou, até mesmo, se corrompendo, o prejuízo, assim como nos casos de pirâmide financeira, são em cadeia, gerando caos em todos os níveis do uso do data center.

Insustentabilidade

Assim como na pirâmide financeira, é muito difícil estimar quantas informações serão lançadas ao mesmo tempo na rede, sendo arriscado o uso de data centers que tenham limite congelado de tráfego de dados e de informações alocadas. Um colapso na rede, caso algum fator externo inesperado aconteça, é quase certo.

A busca por formas mais seguras de armazenamento de dados, como soluções escalonáveis ou customizadas de data center – seja virtualizado ou físico, nas nuvens ou uso de servidor dedicado – é essencial para garantir a segurança do próprio negócio.

Proatividade do servidor pode ser melhor opção

Imagine um cenário em que o serviço contratado faz por você o controle da sua solução, com ferramentas que monitoram seu servidor e criam rotinas de backup. A GetCard possui esse serviço. É o ProActive Server. O serviço ainda garante rápida reposição de equipamentos e hardware, sem custos adicionais em caso de falhas e, necessitando de upgrade, a ágil projeção de suas necessidades, sem grandes investimentos e complicações. Com este tipo de serviço, a GetCard permite que a empresa trabalhe focada em seu negócio, sem necessitar preocupações adicionais com o serviço de servidor. O ProActive Server da GetCard ainda inclui a customização e configuração de banco de dados MySQL, PostgreSQL e consultoria para aplicações MySQL8, com análise de performance de aplicações junto ao banco de dados.

Vale a pena pesquisar o que é mais interessante para o seu negócio, concorda?

GetCard Host

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »