Blog

Sistema Pix: saiba o motivo de ter sido criado com a Getcard!

Muito tem sido debatido nas mídias sobre o surgimento do novo sistema de pagamento: o Pix! Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao que é esse novo método de pagamento, o motivo de ter sido criado e como funciona.

Por ser algo totalmente novo e trazer uma abordagem visionária em comparação às outras formas de efetuar pagamentos, o Pix tem causado dúvidas se realmente vale a pena investir nessa inovação bancária.

O interessante muito antes de tomar a decisão de usar o Pix é compreender quais foram as motivações que influenciaram o surgimento desse contemporâneo sistema de pagamentos. Que tal continuar acompanhando esse conteúdo conosco e aprender tudo que envolve essa novidade? Vem com a Getcard!

O que é o Pix?

Como já falamos na introdução, o Pix é uma revolucionária metodologia de transação bancária que traz como novidade o pagamento e recebimento imediato do dinheiro – o que demonstra ser uma maneira de proporcionar diminuição de custos para as empresas, já que a promessa é derrubar os valores de tarifas.

Assim como DOC, TED e cartões para pessoas físicas e jurídicas, o Pix nasce como uma nova opção – com redução de custos – para quem deseja fazer transações ou fazer/receber um pagamento de modo rápido e seguro.

Outra vantagem interessante é que ele diminui o consumo de papel, já que substitui perfeitamente o pagamento por boletos e, além disso, facilita o manejo na hora do pagamento, dispensando os enormes códigos de barras.

Por que o Pix foi criado e quem oferece o serviço?

Ao elaborar o Pix, o Banco Central se preocupou em facilitar os pagamentos e proporcionar segurança, uma vez que diminui o uso de dinheiro físico. Porém, não será o Banco Central que irá oferecer o serviço.

Assim, essa demanda fica a cargo de instituições financeiras e empresas como: fintechs, meios de pagamentos e, é claro, os bancos. Essas instituições serão responsáveis por habilitar a opção “pix” em seus aplicativos.

Dessa forma, é uma metodologia informatizada de pagamentos que garante facilidade, agilidade e eficiência, demonstrando uma ampla gama de vantagens.

O Pix pode ser usado por quem?

Outra incrível vantagem do Pix é que ele é uma metodologia de pagamento democrática, pois todas as pessoas físicas e jurídicas podem usar, desde que tenham conta bancária em alguma instituição financeira. Sendo assim, os pagamentos imediatos podem ser feitos entre:

  • Pessoas físicas;
  • Pessoas e empresas;
  • Empresas;
  • Pessoas e governo;
  • Empresas e governo;
  • Governo e empresas.

Nessa nova modalidade, a diferença de relacionamento com as tarifas de pagamentos é que pessoas físicas podem fazer transações sem taxa, ou seja, gratuitas. O que significa uma economia interessante para a pessoa física.

No entanto, ao se tratar de pessoa jurídica – empresa – tarifas competitivas serão aplicadas, o que demonstra ainda assim uma vantagem, pois demonstra redução de custos em comparação a outras modalidades de transações.

De maneira geral, o Pix foi criado pensando no consumidor que estava cansado de fazer pagamentos ou receber com dificuldade e restrições impostas por outras formas como o TED e o DOC.

Quais bancos já aderiram ao Pix?

O Banco Central determinou que todas as instituições bancárias com um número maior de 500 mil clientes devem obedecer à normativa de implantação do Pix e oferecer o serviço de maneira gratuita. Já os demais bancos podem fazer opção voluntária pelo novo sistema.

Inúmeras instituições financeiras solicitaram ao Banco Central a adesão ao Pix. Dentre essas instituições estão as maiores e mais tradicionais no Brasil, como: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander.

Além disso, diversos bancos digitais – Inter, Original, Nubank – e carteiras digitais que também já aderiram à nova metodologia de pagamentos.

Saiba mais: você achou o Pix interessante? Que tal saber como fazer cadastro e já começar a efetuar suas transações de maneira moderna e segura?

Qual o diferencial do Pix?

De maneira resumida, a grande promessa do Pix é trazer comodidade, agilidade e economia ao efetuar pagamentos pela internet. Porém, o que difere essa nova alternativa das antigas, como DOC e TED?

Então, uma das primeiras é que o Pix facilita cair o pagamento na hora, enquanto o DOC cai somente no próximo dia útil e o TED no mesmo dia, porém com uma demora de 30 minutos a 1 hora.

A praticidade é outra grande vantagem. Enquanto em um TED ou DOC você precisa dos dados de quem receberá o pagamento, no Pix basta uma chave de acesso, que pode ser seu próprio CPF.

Em relação ao limite de pagamento, o TED permite até R$4.999,00 e o DOC é usado para acima de R$5 mil. O pix, por outro lado, não possui limite estabelecido para transações, quando tratamos de pagamento.

Além disso, toda vez que é feito ou recebido um pagamento, tanto quem fez, quanto quem recebeu são notificados via celular. Essa vantagem facilita o controle de gastos, bem como é mais uma forma de comprovar o pagamento.

Se ainda restaram dúvidas sobre o assunto, dê uma passada em nosso blog – temos diversos posts sobre esse moderno e dinâmico método de pagamento.

Até a próxima!

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »