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Preparando-se para lidar com o alto volume de dados

Nos últimos anos, a utilização de dados pelas empresas aumentou consideravelmente. O conceito de Big Data reapareceu com muita força por conta disso e inclusive já falamos um pouco sobre ele no nosso post “Três pontos críticos para gestão do conhecimento”.

 

 

Inclusive esse é um mercado extremamente promissor para os próximos anos, como mostra uma pesquisa realizada pela IDC. De acordo com a empresa, o mercado de Big Data deve movimentar aproximadamente R$ 486 Bilhões de dólares em 2019, uma quantia enorme se compararmos com a realidade do começo da década.

Em termos de dados, essas estatísticas são ainda mais assustadoras. A Cisco projeta, para o mesmo ano, um “modesto” consumo mensal de 10,4 Zettabytes (o equivalente à 1 bilhão de gigabytes) pela computação e nuvem. Ou seja, a utilização de dados pela nuvem será extremamente significante e vai ditar os rumos da tecnologia para empresas de todo o mundo.

E por mais que esses números gigantescos pareçam uma realidade distante, é preciso saber, desde agora, como lidar com esse grande número de dados sem prejudicar o funcionamento dos serviços da sua empresa. A velocidade, estabilidade e segurança para acessar são fatores essenciais para que a tecnologia não seja um tiro pela culatra. Como a sua empresa pode conseguir a excelência nesses fatores?

Velocidade

Pode parecer simples, mas não contar com agilidade na hora de gerenciar informações para a sua empresa tende a prejudicar (e muito!) a experiência na hora de usar a tecnologia, tanto para os colaboradores, quanto para os próprios clientes. Imagine um sistema que faça tudo o que você precisa, mas com uma lentidão que prejudica uma negociação, consulta e acesso às informações na Nuvem, entre outros.

Analisando essa situação, a tecnologia não acrescenta muita coisa além de frustração, por isso é importante que as empresas contem com uma boa organização das informações para que o acesso seja facilitado, assim como é essencial contar com uma infraestrutura (de rede, hospedagem, etc.) que agilize o andamento dos processos dentro de um negócio.

Estabilidade

Outro item que se relaciona com a velocidade é a estabilidade, afinal, para um serviço funcionar e operar corretamente, é necessário que ele esteja disponível a todo o momento. Muitas empresas ainda pecam na hora de encarar esse fator como algo praticamente “obrigatório” para um negócio que se utiliza de soluções tecnológicas. Por isso, deve-se contratar empresas que ofereçam serviços estáveis e um suporte eficiente para que quando haja algum problema do tipo, o mesmo seja rapidamente resolvido.

Segurança

Um tópico que já falamos bastante por aqui, a segurança ainda é o principal fator para uma boa utilização da tecnologia nas empresas. Garantir que seus sistemas (e informações, consequentemente) estejam a salvos é um passo importante na solidificação de um negócio e das estratégias de crescimento, por consequência. Em tempo de crise financeira, onde todo negócio assume uma importância ainda maior, a reputação da empresa compõe uma fatia importante na decisão de compra de um produto ou serviço. Mesmo com todos os aplicativos e redes sociais, a segurança dos dados ainda é uma das maiores preocupações das pessoas no ambiente digital.

Nesse caso, é essencial que a segurança dos sistemas e servidores seja garantida por empresas de confiança e que tragam processos de auditoria para evitar invasões ou vazamento de dados.


A Getcard

A Getcard é reconhecida internacionalmente por seus padrões de segurança que garantem a qualidade na gestão de informação dentro das empresas. Seja na área financeira com o PCI-DSS ou realizando auditorias de segurança através do escaneamento de vulnerabilidades, os processos realizados sempre tem um objetivo: corrigir falhas em estruturas que possam abalar a rotina empresarial, trazendo mais segurança e confiabilidade, tanto para os colaboradores quanto para os próprios clientes.

 

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