Blog

Segurança de dados: como proteger sua empresa

Todos os dias a sua empresa trabalha por meio de dados, seja para acessar a rede Wi-Fi, desbloquear os computadores e para conversar com os clientes. Essas informações são tão utilizadas na rotina, que às vezes acabam perdendo a importância, no entanto, são alguns dos maiores bens de uma organização.

Quando desprotegidos, os dados estão suscetíveis a serem acessados facilmente por pessoas má intencionadas, cujo objetivo é manipulá-los e até roubá-los, causando grandes prejuízos para o gestor. No entanto, atualmente é possível contar com a Tecnologia da Informação (TI) e livrar tudo isso do alcance desses indivíduos.

No tema de hoje, a GetCard trouxe as informações mais relevantes que você precisa saber para proteger a sua empresa por meio da segurança de dados. Confira os próximos tópicos e saiba primeiramente o seu conceito e, posteriormente, veja os primeiros passos para manter o seu negócio livre de ataques.

Segurança de dados: o que é?

 

A segurança de dados é a proteção das informações de uma organização, desde os dados internos dos colaboradores até dos clientes. Esse assunto ainda é muito discutido pelos órgãos responsáveis do mundo empresarial, pois infelizmente é comum que hackers ataquem o sistema das empresas.

Como geralmente os ataques são relacionados a informações sobre vendas, base de lucros e concorrentes, quem mais acaba sofrendo com o acesso indevido de dados são os donos de e-commerce, que veem seus registros confidenciais acessados por pessoas que jamais poderiam ver.

Dessa forma, é fundamental que as empresas protejam seus dados confidenciais, tendo em vista que a segurança da informação possibilita a construção de métodos e políticas relacionados com a circulação de dados confidenciais, totalmente sob responsabilidade do setor de Tecnologia da Informação (TI) de um negócio.

Assim, os profissionais que fazem parte desse departamento, podem instalar programas para fornecer uma segurança maior aos computadores, como também elaborar estratégias capazes de ensinar e até mesmo punir funcionários sobre o uso das informações secretas.

Como implementar a segurança dos dados?

 

Há muito tempo sabe-se que informações são valiosas, afinal, com elas é possível acessar contas em bancos, contatos importantes relacionados a uma organização, senhas de aplicativos, entre muitas outras. Assim, é fundamental que todo negócio seja capaz de proteger o seu maior bem.

Logo abaixo você verá, em formato de lista, algumas dicas de como você ou sua equipe de TI podem unir a tecnologia com a segurança e começar previamente uma garantia que os dados do seu negócio estejam livres de pessoas má intencionadas. Confira!

1 – Use a nuvem

Uma maneira eficiente de armazenar informações de forma segura é utilizar a tecnologia da nuvem, que permite o armazenamento dos dados remotos, ou seja, tudo fica guardado na internet, sem que o gestor da empresa precise de um local físico para manter seus arquivos armazenados.

Atualmente esse sistema oferece mais autonomia e praticidade para as empresas, tendo em vista que elas conseguem compartilhar as informações somente com pessoas previamente autorizadas. Dessa forma, toda e qualquer tentativa de acesso será avisada aos responsáveis.

2 – Otimize os formatos de pagamento

Com a evolução da tecnologia, tanto lojas e-commerce quanto físicas tiveram mais oportunidades de oferecer melhores formatos de pagamento aos seus clientes. Essas maneiras possibilitam um controle maior dos dados registrados e assim beneficia tanto o lojista quanto o consumidor.

O sistema TEF, por exemplo, é uma alternativa para fortalecer a integração do sistema de uma empresa, automatizando de forma efetiva as vendas realizadas com cartão. Tudo isso evita erros e retrabalhos, e tem mais: com a solução TEF, ainda é possível diminuir o tempo de fechamento do caixa, o que fornece um aumento dos lucros da empresa.

3 – Elabore um manual de segurança

Geralmente em empresas médias e grandes, a quantidade de colaboradores que têm acesso às senhas e mensagens confidenciais é maior. Por isso, é válido criar um manual de segurança para essas pessoas saberem como agir ao lidar com todos esses dados.

Além de criar um manual, também é importante instruí-los de forma prática e, caso necessário, até desenvolver um contrato de confidencialidade, o qual apresentará todas as normas, padrões e consequências relacionadas com a maneira que eles tratam e guardam as informações.

4 – Proteja as suas redes de Wi-Fi

A praticidade do Wi-Fi transformou a forma que as organizações realizam seu trabalho. Contudo, se não a usarem de forma adequada, essa rede sem fios é capaz de envolver riscos para a empresa. Isso porque sem a proteção adequada, pessoas não autorizadas podem ter acesso e invadir as informações.

Por isso, os responsáveis pelo Wi-Fi precisam implementar maneiras de proteger a sua rede sem fio. Uma sugestão é criar uma senha de acesso forte, além disso, cadastrar equipamentos que serão capazes de acessar a rede, bloqueando pessoas que não forem autorizadas.

5 – Aposte em dados criptografados

A criptografia serve como uma forma de transformar os dados em um aglomerado de números que somente o destinatário é capaz de ler. Para os profissionais de TI, essa ainda é uma das soluções mais efetivas para proteger a privacidade de um negócio, pois tanto o seu acesso quanto a leitura é restrita.

Funcionando para reforçar mensagens ou arquivos confidenciais, a criptografia geralmente pede por uma chave correta para fazer sua decodificação. Sendo uma das maneiras mais eficazes para esconder informações, com ela, ainda é possível enviar e receber mensagens secretas.

Neste post você conheceu a segurança de dados e como proteger a sua empresa contra ataques, agora, aproveite também para conferir o post sobre os melhores meios de pagamento para e-commerce e comece a oferecer ainda mais praticidade e autonomia aos seus clientes. Nos vemos lá!

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »