Blog

Segurança em Cloud Computing: do planejamento à execução

Uma coisa parece ser muito clara nesse início de 2016: a Computação em Nuvem veio para se consolidar de fato nas empresas. Seja como um diferencial perante à concorrência ou por necessidade, esse conceito deixou o campo do inalcançável há muito tempo, tornando-se presente na rotina dos gestores de empresas.

 

Mas o rápido crescimento dessa área também trouxe alguns empecilhos, já que com um maior número de empresas adotando a Computação em Nuvem, o processo de acompanhamento e qualidade é afetado. É claro que as companhias mais experientes já tem em sua composição interna processos de averiguação e equipes bem orientadas para promover uma expansão saudável, mas e aquelas que estão percebendo valor somente agora? Quais os procedimentos ideais? Como trazer segurança em todo o processo de adoção de diferentes tecnologias?

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para quem quer inovar com Cloud Computing sem deixa a segurança de lado:

 

Planejamento

Uma etapa importantíssima nesse processo é justamente o seu início. Planejar as estratégias com a segurança em mente desde o começo é um diferencial e tanto, especialmente quando consideramos que ainda existem muitas empresas que realizam suas operações sem o mínimo de planejamento estratégico.

Uma boa ideia é realizar uma análise SWOT, onde são avaliadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para uma empresa. Nesse caso, fazer uma SWOT somente para as áreas de TI e Inovação é uma excelente forma de começar a visualizar como seu negócio pode trazer segurança aliada à tecnologia.

Desta forma, é possível analisar quais são os pontos que a empresa precisa ter atenção para realizar uma boa implementação e pensar na solução já com objetivo de eliminar as fraquezas e manter as forças da infraestrutura.

Validação

A parte de validação é essencial para que todos estejam a par de quais estratégias foram pensadas na etapa de planejamento. Validar as ideias e ações é extremamente importante, pois é a partir delas que a empresa e seus colaboradores se alinham sobre quais objetivos serão alcançados e como as metas podem ser atingidas. Na área de Tecnologia, essa etapa é especialmente importante, já que decisões ruins podem prejudicar todos.

Além disso, por ser uma área extremamente estratégica da empresa, é importante que os responsáveis pelos planos de implantação tenham a confiança dos líderes da empresa, que serão um apoio fundamental para o sucesso dos projetos.

Execução

Após o planejamento e validação, é hora de colocar em ação aquilo que foi pensado. Uma técnica eficiente para decidir em detalhes as ações é a 5W2H. Ela consiste em levantar O que será feito (What), Por Quem será feito, (Who), Por Que será feito? (Why), Quando será feito (When), Como será feito (How) e Quanto custará (How much).

Olhando esses itens, fica muito mais fácil perceber como implantar diferentes ações em tecnologia dentro da sua empresa. A execução, portanto, deve ter a mesma importância do que o planejamento ou a validação, por exemplo.

Se a empresa já possui uma gestão de projetos funcionando e processos bem definidos, a implantação de nuvem deve fazer parte do portfólio de projetos do gestor ou responsável.

Reavaliação

São raras as vezes onde a implementação de um procedimento ou tecnologia dentro de uma empresa acontece sem imprevistos, afinal é normal que alguns obstáculos e problemas apareçam no caminho e precisem ser superados. Entretanto, o que acontece é que muitos não retomam o processo de validação durante a implantação da tecnologia, o que faz com que muitos erros não sejam corrigidos, prejudicando assim tanto a qualidade do que a empresa oferece, tanto como aquilo que o cliente recebe.

Em Tecnologia, então, esse é um processo quase que sagrado, já que a correção de erros deve ser rápida e eficiente (quando existirem) para não chegarem aos clientes (internos e externos). Ninguém quer erros, mas quando eles acontecerem, é necessário que os envolvidos estejam preparados e que a empresa conte com um suporte de qualidade.

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »