Blog

Sequestro de dados? A segurança da informação como estratégia empresarial

A tecnologia deixou de ser um “extra luxuoso” para a maioria das empresas. Hoje ela faz parte de processos importantes e muitos negócios dependem dela para o funcionamento e sua plena operação. Nesse sentido, torna-se essencial um olhar mais atento às possibilidades (assim como os perigos) que essas tecnologias trazem.

Com o acesso à tecnologia facilitado para as empresas, é natural que um volume cada vez maior de dados seja armazenado e transmitido entre servidores e redes. Por isso, é vital que estes dados estejam seguros e sejam bem gerenciados. Inclusive já falamos um pouco mais sobre a importância da segurança de informações no nosso último post: “Como garantir a segurança e eficiência da Nuvem em minha empresa?

Apesar da segurança sempre estar no radar das empresas mais preparadas para o uso da tecnologia, nas últimas semanas o assunto voltou a ser discutido com mais intensidade devido ao aumento dos famosos “sequestros de dados”.

O sequestro consiste na criptografação de dados realizadas após infecções que acontecem em servidores e computadores. Geralmente esse golpe foca em empresas e instituições públicas, que logo após a infecção recebem o pedido de resgate do invasor. Após o pagamento, uma senha para a liberação dos dados é fornecida.

Mesmo com o pagamento, não há garantias de que não haverá uma outra invasão que comprometerá as informações novamente. O mais indicado é que seja realizado um backup constante, assim, caso aconteça esse tipo de situação, a empresa estará preparada para retomar as atividades sem grandes prejuízos financeiros. Além disso, muito da reputação corporativa é afetada com esse golpe, pois a confiança e um dos principais pontos no relacionamento cliente-empresa.

Entretanto, como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”. Evitar um problema antes que ele aconteça pode economizar tempo e dinheiro e principalmente: não trazer dores de cabeça tentando recuperar os dados, focando na gestão, que é realmente importante para uma empresa.

Por isso, a segurança da informação deve ser abordada em todas as instâncias dentro das empresas. Indo de treinamentos e campanhas de conscientização com colaboradores até a utilização de softwares específicos para evitar invasões, estabelecer firewalls para proteger durante o acesso das colaboradores à rede.

É importante também que a empresa conte com especialistas para lidar com essas situações em casos mais extremos. Portanto, além de toda as prevenções internas, é essencial que uma empresa conte com parceiros que possam garantir essa segurança.

A Getcard é reconhecida internacionalmente por seus padrões de segurança que garantem a qualidade na gestão de informação dentro das empresas. Seja na área financeira com o PCI-DSS ou realizando auditorias de segurança através do escaneamento de vulnerabilidades, os processos realizados sempre tem um objetivo: corrigir falhas em estruturas que possam abalar a rotina empresarial, trazendo mais segurança e confiabilidade, tanto para os colaboradores quanto para os próprios clientes.

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »