Blog

Servidores Linux ou Windows: saiba o que é melhor para a sua empresa

O uso de servidores na nuvem tem sido um tema recorrente aqui no blog. Além de trazer maior facilidade com a economia de espaço e a facilidade na hora de gerenciar as informações da sua empresa, eles ajudam a trazer práticas inovadoras para a sua empresa, como já falamos no último post “Inovando e economizando com a tecnologia: é possível?“.

 

Entretanto, uma dúvida aparece para as empresas quando as mesmas querem trazer a tecnologia: devo usar Linux ou Windows em meus servidores? Para quem não está familiarizado com as características de cada um, fica complicado avaliar o que é melhor ou não para o seu negócio.

Pensando nisso, trouxemos algumas características para que sua empresa possa ver qual a melhor alternativa a se encaixar dentro das suas necessidades. Confira:

 

Estabilidade
Nesse quesito os servidores Linux levam vantagem por alguns motivos. Além de aguentarem um “impacto” maior e não caírem, os servidores Linux não precisam do famoso reboot para alterar suas configurações, o que evita com que sua empresa fique sem o servidor ativo. Isso é especialmente importante quando falamos de empresas que tem serviços essenciais integrados com esses servidores. O Windows, por sua vez, tem dificuldade em lidar com processos simultâneos, tendo mais quedas constantes.

Integração
Em termos de integração, ambos possuem várias características importantes. Entretanto, o Windows tem, por natureza, integrações com outros serviços da sua empresa. Por isso a recomendação é: se você pretende utilizar plataformas Windows, um servidor da marca é o mais recomendável. Isso é uma vantagem considerável para facilitar a implantação de tecnologia no seu negócio.

Segurança
Dessa vez, ponto para o Linux! O número de ameaças é imensamente menor se compararmos com servidores Windows, já que por padrão, os usuários de um sistema Linux não possuem acesso tão fácil às funções administrativas, o que por si só já evita grandes dores de cabeça para a segurança dos servidores.

Além disso, por contar com uma comunidade ativa de desenvolvedores e entusiastas, a detecção de ameaças (quando elas aparecem) é um processo muito mais rápido e eficiente. Sendo assim, se sua empresa valoriza esse quesito, o Linux é uma ótima escolha.

Redução de Custo
Outro ponto positivo para o Linux. Quem conhece a essência das distribuições sabe que a maioria delas tem um custo muito baixo, já que geralmente , ao contrário do Windows e seus softwares proprietários, elas requerem praticamente nenhum custo adicional.

Suporte
Nesse caso, o suporte da empresa que ofereceu o serviço de servidores é muito importante, independente de qual tipo de servidor oferecido. Por isso, é preciso escolher empresas que possuam profissionais que possam ajudar na implantação e manutenção da tecnologia no seu negócio, eliminando problemas para o crescimento estratégico.

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »