As soluções de pagamento pelo celular e por aproximação são ideais para garantir muito mais comodidade e também segurança para seus clientes. São soluções modernas e muito bem estruturadas que tem tudo para se tornarem grandes favoritas do público em pouco tempo. Saiba como garantir a maior variedade ao seu público no post de hoje.
Quais são as novas opções de pagamento pelo celular
Algumas opções de pagamento sem contato nem são tão novas assim, como o famoso PayPal, mas com o aumento na acessibilidade dos aparelhos celulares à internet remota e seus novos dispositivos, esse tipo de pagamento se popularizou de tal forma que não disponibilizá-los ao público pode significar perder boas oportunidades de vendas.
O pagamento pelo celular pode acontecer de duas maneiras distintas:
Pagamentos via aproximação
Muitos celulares atualmente chegam ao mercado com um sistema nativo de pagamentos – o Google Pay para Android e o Wallet para iOs – e através deles é possível vincular contas de banco e cartões de crédito, que ganham a possibilidade de fazer pagamentos através do dispositivo NFC (Near Field Communication) nativo de seu aparelho.
Nem todo celular dispõe desse recursos e, na dúvida, você pode buscar pelo termo “NFC” dentro da barra de busca de seu menu de configurações para poder ativá-lo. Uma vez ativo e com seu aplicativo de carteira devidamente configurado para esse tipo de recurso, basta ativar o pagamento e aproximar seu aparelho de uma aparelho PoS ou TEF e confirmar a venda.
O pagamento por aproximação também pode ser feito através de cartões de crédito equipados com chips, e para aumentar as etapas de segurança, você pode adicionar barreiras seguras, como desbloqueio de uso pelo celular e ativação via biometria.
Infelizmente, a maioria dos celulares antigos não dispõem do recurso NFC, mas nesses casos, você pode contar com outras opções:
Pagamentos via carteira online
Além das carteiras online nativas e do PayPal que mencionamos antes, hoje em dia o Mercado foi invadido pela onda das Fintechs, que oferecem diversas soluções de pagamento.
Os próprios aplicativos de banking online têm opções de transferência e pagamentos pela leitura de códigos de barras, mas esses serviços ainda podem ser vinculados a outros aplicativos que aumentam as oportunidades de pagamento.
Através das carteiras online você consegue fazer pagamentos por meio de diferentes recursos: fazendo uma transferência em tempo real para um outro usuário cadastrado no mesmo app, escaneando um código QR através da câmera do celular, que gera uma ordem instantânea de pagamento ou acessando um link gerado exclusivamente para aquele pagamento.
Uma solução recente que transformou os pagamentos online e trouxe muito mais segurança e agilidade foi o PIX do Banco Central, que é multiplataforma, instantâneo e, melhor ainda: não possui taxas de transferência. Basta cadastrar uma chave e fazer a transferência entre qualquer banco ou app, sem barreiras.
As principais vantagens do pagamento por celular
Os benefícios dessa modalidade de pagamento funcionam tanto para quem compra como para quem vende. Para os clientes, o pagamento por celular garante:
– Segurança, ao não precisar carregar importâncias em dinheiro para fazer pagamentos;
– Fatores extras de autenticação à prova de roubo ou hackers, como biometria, verificação facial e tokens;
– Evita custos com serviços, como é tradicional com cartões de créditos;
– Graças à competitividade do setor, é fácil conseguir ótimas ofertas, com cashback, créditos extras, sistema de pontos, descontos e muito mais;
– Agilidade, com a possibilidade de evitar filas para usar uma mesma máquina de cartão, além de depender de sinal 4G ou 5G ao invés do GSM das PoS;
– Segurança anti-viral, evitando contato com cartão ou usar o pinpad compartilhado pela máquina do estabelecimento, o que é indispensável em momentos pandêmicos;
– Controle financeiro na palma da mão, com facilidade de emitir e guardar comprovantes;
– Comodidade e alta compatibilidade ao não precisar carregar cartões;
Já para o estabelecimento, os benefícios são igualmente interessantes:
– Menos dor de cabeça com sinal de máquina, erros de redes, de cartão e afins;
– Redução nos custos com diferentes máquinas e conciliadoras;
– Recebimento instantâneo;
– Maior disponibilidade de meios de pagamento e parcelamento;
– Descongestiona o uso de uma ou duas máquinas ou terminais de recebimento, basta disponibilizar o código QR ou a chave PIX, o que possibilita até um autoatendimento;
– Diminui custos com o aluguel de diferentes máquinas e suas conciliadoras, rolos de papel para comprovante fiscal e custos com seu sinal;
– Garante protocolos seguros para os consumidores do estabelecimento poderem fazer seus pagamentos sem risco de contato com possíveis vetores virais, como teclados, cartões ou comprovantes físicos;
– Ajuda a organizar a conciliação em uma única plataforma.
– Facilita promoções e fidelização de compras através de app;
– Cria ótimas soluções para quem trabalho com sistema de delivery.
Como facilitar as opções de pagamento pelo celular para seus clientes
O primeiro passo é dispor de uma boa conexão em seu estabelecimento, que possa ser inclusive compartilhada para que seu cliente possa acessar seus serviços com agilidade. Recursos com check-in nas redes sociais ajudam a impulsionar sua visualização online.
O segundo passo é ter um aparelho de qualidade para gerir os diferentes tipos de meios de pagamento. Lembre-se que existem muitos apps de carteira digital diferente, e nem todos são compatíveis entre si.
Você pode criar um cadastro em todos os apps mais populares ou pode utilizar soluções como o GETPay Mobile, que recebe de múltiplas plataformas em um único serviço sem precisar administrar muitas contas.
Crie um @ fácil de memorizar para receber em diferentes plataformas e não deixe de informar em uma placa quais os métodos de pagamento e qual seu usuário. Você também pode manter um código QR de autoatendimento à disposição do público.
Se quiser uma solução multiplataforma, o PDV PoS e TEF da GETCard oferece a maior variedade de modos de pagamento com um sistema que pode servir de autoatendimento, capaz de gerar relatórios, processar seus pagamentos em um único terminal com agilidade e ainda é escalável com sistemas ERP e outras tecnologias do seu estabelecimento.
Não deixe de informar seus clientes sobre a possibilidade do PIX; esteja treinado para auxiliar seu cliente a cadastrar e utilizar esse meio de pagamento. Habilitando o recurso de PIX em seu TEF você dispensa a necessidade de celular e confere tudo em tempo real.
Com a GETCard você dispõe da maior variedade de soluções de pagamento com agilidade e economia, e aqui em nosso blog, fica por dentro de como transformar seu negócio com tecnologia de forma dinâmica, com dicas e tendências todas as semanas, é só se ligar e nosso blog e também em nossas redes sociais!