Blog

TEF IP: o que é e como ele pode ajudar o seu negócio?

Cada vez mais as pessoas tem preferido fazer suas compras usando cartões de crédito e débito. Muito disso se deve pela praticidade e rapidez desses métodos de pagamento, por isso é muito importante que as empresas estejam preparadas para essas mudanças de hábito e invistam em tecnologias com o TEF IP.

Só em 2019 os brasileiros movimentaram cerca de 1,84 trilhão em compras com cartões de crédito e débito e na mobilidade pré-pago, o que representa um aumento de 18,7% em relação a 2018, dados obtidos em uma pesquisa da Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

Em 2020 esses números tendem aumentar, principalmente por conta da pandemia causada pelo Covid-19, afinal, para evitar o contato direto muita gente passou a fazer compras online e usar pagamentos digitais e por aproximação NFC (Near Field Communication) nos cartões de crédito e débito.

Justamente por conta dessas mudanças as empresas devem estar atentas e o uso do sistema TEF IP passa a ser uma necessidade, sendo de extrema importância para facilitar a vida tanto do cliente, quanto do varejista.

Se mesmo assim você ainda não sabe o que é TEF IP, continue a leitura e veja como ele pode ajudar o seu negócio a crescer:

Mas afinal, o que é o TEF IP?

A sigla TEF vem de Transferência Eletrônica de Fundos. Ele consiste em um sistema que permite a realização de transações financeiras de forma eletrônica, realizando a comunicação entre o estabelecimento e as administradoras de cartões, facilitando as vendas em cartões de débito, crédito, etc.

A grande diferença é que o TEF IP utiliza computadores e PinPads, maquininhas que aceitam várias bandeiras de cartão, evitando que você tenha que ter uma para cada bandeira diferente, que se conectam por meio de uma Rede Privada Virtual (VPN), dando mais tranquilidade ao comerciante.

Vantagens de usar o sistema TEF IP

Mais segurança para seu negócio

Com certeza um dos maiores benefícios da adoção do TEF IP pelas empresas é a segurança. Se pensarmos que ela é extremamente necessária em um pagamento (afinal, estamos lidando com informações sigilosas) ter um sistema que garanta a segurança dos dados é muito importante.

Já que a conexão utiliza uma VPN, as informações são criptografadas encapsulados, ou seja, maior segurança na distribuição das informações ponto de vendas – getway – operadora.

Por ser uma sistema seguro o TEF te ajuda a prevenir fraudes no processo de recebimento de cartões. Tais fraudes podem ocorrer por parte de colaboradores/clientes realizando transações diferentes das registradas pelo sistema de vendas, ou mesmo, utilizando outras máquinas POS para receber vendas, ou seja, o valor da compra registrado no computador vai direto para o pinpad para que o cliente só digite a senha.

Gerenciamento de informações

Uma das facilidades do TEF IP é que o mesmo armazena informações como o IP da máquina do remetente. Essas informações são adicionadas aos dados enviados, possibilitando que o computador receptor identifique quem mandou o pacote de dados.

Isso permite um maior controle para saber quando e onde uma transação foi realizada, e caso seja necessário utilizar essas informações, fica muito mais fácil. Além disso, isso permite conseguir relatórios com dados para as empresas, possibilitando um controle muito maior.

Estabilidade na transação!

Quando falamos em transações financeiras, a estabilidade se torna um fator muito importante. Ela é quem garante que as compras não sejam interrompidas ou que hajam redes ocupadas durante o pagamento de um produto. Isso acontece pois o TEF IP garante essa estabilidade ao não utilizar diretamente a linha telefônica.

Garantir que a “linha não caia” durante uma transação com certeza é um ponto extremamente positivo diante dos seus clientes. Lembre-se, a melhor estratégia de crescimento é reter aqueles que já compram com a sua empresa.

Agilidade no caixa

Com o uso do TEF o processo do cartão fica muito mais rápido e eficiente, já que ao passar uma compra por meio do sistema no PDV, automaticamente será encaminhado para o Gateway TEF o valor a ser cobrado no cartão. Ou seja, o colaborador economiza tempo por não precisar digitar o valor, e ainda evita erro de digitação.

Mais vendas e crescimento do ticket médio

Como o TEF possibilita aceitar várias bandeiras de cartão isso garante que o cliente tenha opções na hora de pagar e até condições especiais, como o parcelamento para os cartões de crédito, com isso o ticket médio, que é o valor gasto por compra por cliente aumenta e consequentemente as suas vendas também.

Como implementar o TEF?

A implementação do TEF é mais simples do que se imagina, basta apenas a integração entre o software e o PinPad e uma conexão a internet para realizar as transações.

O software pode ser instalado não só em um computador, como também é um tablet ou smartphone. É esse sistema que vai registrar todas as compras feitas com cartão e armazenar esses dados. O PinPad fica integrado ao sistema transferindo esses dados para o dispositivo conectado.

Porém, é importante buscar por um fornecedor de confiança para garantir que os seus dados estejam seguros e claro, que você tenha um ótimo custo-benefício.

Gostou das dicas? Agora não tem mais motivos para não implementar o sistema TEF IP no seu estabelecimento e garantir mais comodidade para o seu cliente e mais segurança e estabilidade para você. Leia também o nosso post sobre pagamentos com QR Code.

Aposte nessa ideia, e não deixe de conferir as outras novidades disponíveis aqui no blog da GetCard!

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »