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Vending machine: o que é e como usar para aumentar suas vendas

Você já deve ter visto uma vending machine por aí. Afinal, muitos comércios apostam nas máquinas automáticas de vendas como uma opção a mais para os clientes.

Hoje elas são bem conhecidas do público, já que são presença confirmada em bares, restaurantes e shoppings há um bom tempo. A chegada dessas máquinas no Brasil teve como plano de fundo a valorização do Real, na época em que as máquinas só aceitavam moedas. O foco eram os lanches rápidos, como snacks e refrigerantes, oferecidos a quem passasse com pressa.

Com a modernização do serviço, o cliente pode ter acesso a diversas opções de produtos – de livros a acessórios para smartphones – com a facilidade de pagar com cartão magnético. Fácil, rápido e versátil para o cliente, econômico e lucrativo para a sua empresa! É sobre as vending machine que vamos falar nesse post e seus impactos no negócio, veja só:

O que é vending machine? Como funciona?

Vending machine é o nome em inglês para máquinas automáticas de vendas que armazenam, exibem e comercializam produtos de forma automatizada. O design é semelhante aos freezers verticais de supermercado.

As opções são exibidas em uma espécie de vitrine com os valores especificados e podem incluir de tudo:

  • refeições completas;
  • produtos de beleza;
  • itens tecnológicos;
  • entre outros.

A pessoa escolhe o que quer comprar e a máquina faz todo o processo de “entrega” e a transação financeira. O pagamento, geralmente, pode ser feito em dinheiro ou cartão.

As vending machines são pioneiras no autosserviço – situação em que o cliente faz todo o procedimento de compra com o auxílio da tecnologia, sem precisar de atendimento humano.

Por oferecerem praticidade e autonomia na hora da compra, essas máquinas ganharam adeptos fiéis ao seu modelo de negócios. E para os empresários, esse apreço não foi diferente, já que elas funcionam com um processo operacional simples e não necessitam de grandes estratégias, ou orçamentos, para sua divulgação.

Outro fator que chama atenção dos investidores é que elas podem ser compradas ou alugadas, e os preços costumam ser incrivelmente menores do que, por exemplo, apostar em uma franquia comercial física, em que se faz necessária a contratação de serviços extras e de um grupo de funcionários.

Vale a pena investir em uma vending machine?

Se você se interessou na ideia de ter uma vending machine em seu negócio, saiba que o investimento inicial pode ser um pouco alto, mas é possível ter um retorno rápido e vantajoso. Tudo dependerá da compatibilidade da máquina com seu negócio e suas estratégias de vendas.

Antes de alugar ou comprar a sua, certifique-se de que há espaço suficiente para ela em seu comércio e analise a eficiência com seu segmento e tipo de público.

Já parou para pensar nas necessidades tecnológicas da sua empresa? Quais inovações você precisa implementar para garantir a sua sobrevivência no mundo cada vez mais digitalizado? É sobre isso que falamos no texto “Por que a tecnologia é investimento para a sua empresa?”, que tal fazer a leitura?

Entenda os benefícios de uma máquina de vendas em seu comércio

Se você observar que essa é uma alternativa aplicável ao seu negócio, são muitas as vantagens que a vending machine pode oferecer.

A primeira vantagem desse tipo de máquina é a possibilidade de oferecer produtos dos mais diversos campos de usabilidade. A vending machine pode ser utilizada para vender snacks em uma escola, sucos e refrigerantes no refeitório de uma empresa, cremes e itens de necessidade básica em aeroportos, e tudo mais que sua criatividade mercadológica oferecer!

Outra possibilidade indispensável para quem investe nesse tipo de ponto de venda é utilizar métodos que facilitem o processo de compra, tanto para clientes quanto para o próprio empresário. Apostar no TEF, ou transferência de saldo online, é garantir velocidade de autenticação e uma maior proteção contra fraudes e taxas abusivas.

Para entender mais sobre esse ponto, recomendamos que faça a leitura do post “Conheça as vantagens de usar o TEF”, disponível aqui no blog da GetCard!

Além desses fatores, existem outros benefícios aos negócios trazidos pelas máquinas automáticas, como:

  • o aumento de visibilidade a produtos estratégicos;
  • a facilidade de acesso a estes produtos;
  • maior praticidade e autonomia durante o processo de compra;
  • solução de problemas reais e até mesmo urgentes dos clientes – lanches rápidos na saída do trabalho ou carregadores de celular podem ser grandes “salvadores” em diversas situações;
  • economia no orçamento da empresa, já que não há a necessidade de uma pessoa para realizar ou monitorar a operação, ou seja, você otimiza sua equipe e não precisa contratar mais funcionários;
  • quando bem posicionadas, funcionam para atrair mais clientes, pois a “vitrine” das máquinas oferece opções que o comprador nem sabia que precisava. Esse efeito é muito útil em locais de passagem ou espera;

Se o seu estabelecimento funciona 24 horas ou em horários diferenciados, vale a pena apostar em uma máquina para oferecer opções aos clientes com compromissos noturnos – isso pode ser um diferencial em relação à concorrência.

Como usar a vending machine para aumentar a receita do negócio

A ideia de gerar lucro somente com as vending machines é uma possibilidade, mas se você já tem um negócio, e busca apostar nelas para o aumento de sua receita, a GetCard separou dicas que vão te ajudar nesse momento. Vamos conferir?

O que vender?

Foi-se o tempo em que as máquinas automáticas vendiam apenas comida. Hoje em dia as possibilidades são muitas; tudo depende do setor do seu negócio. Os snacks ainda são os preferidos de muita gente, mas foram repaginados: há opções com pipocas gourmet, lanches naturais e afins.

Se os alimentos não funcionam para você, aposte em objetos e acessórios: bichos de pelúcia, chaveiros, guarda-chuvas, os já citados equipamentos tecnológicos, entre outras opções inovadoras.

Também é possível utilizar as vending machines como parte de sua estratégia de marketing, para divulgar novos produtos ou oferecer brindes usando as redes sociais, por exemplo.

Onde colocar?

Verifique as áreas de maior fluxo da sua empresa – a vending machine precisa estar em um local com movimento, seja na parte interna ou externa. Posicioná-la perto do cafezinho e do filtro de água também pode funcionar.

As pessoas gostam de escolher produtos e realizar o processo de compra com calma: posicione a máquina em um espaço amplo, para que não haja congestionamento e filas.

Considere, também, que as máquinas não precisam estar no seu espaço; no caso das ações de marketing, é possível instalá-las na rua ou em um local público para divulgar seus produtos. Rodoviárias e aeroportos, por exemplo, são ótimos locais porque têm grande fluxo de pessoas.

Não se esqueça de controlar bem suas vendas!

Gostou das dicas? As Vending Machines têm a capacidade de transformar sua receita, já que oferecem opções infinitas de produtos e locais para sua exposição. Aposte nessa ideia, mas não se esqueça de fazer a boa gestão desse novo canal de vendas!

Muitas vending machines aceitam tanto dinheiro quanto cartão, mas a maioria das pessoas utiliza a segunda opção, por oferecer mais praticidade e rapidez. Além disso, as transações realizadas com o cartão são mais facilmente controladas por sua equipe. Tenha isso em mente!

Para te ajudar com este assunto, temos uma última dica para você: agora que já conheceu melhor as vending machines, continue por aqui no blog da GetCard e confira nosso post sobre as tecnologias para o controle de vendas no cartão. Essas ferramentas são muito úteis para a gestão financeira do seu negócio. Conheça-as!

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