Assim como já conversamos anteriormente aqui no blog, o e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação poderosa e, se usada corretamente, trará grandes resultados para sua empresa.
Neste sentido, separamos 5 dicas eficientes para a criação de um e-mail marketing de resultados:
Tenha uma base de e-mails objetiva
Ter um número grande de contatos na sua base de e-mails não produz resultados se suas mensagens sequer são abertas! Muitas empresas compram listas de e-mails tentando, erroneamente, aumentar o alcance do seu marketing. Mas além de ser considerado uma prática de spam, é classificado pela CAPEM, Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing, como algo antiético e não deve ser adotado como prática pelas empresas, em respeito ao consumidor, assim como foco em obter maiores resultados.
Saiba qual é a frequência certa
A frequência de envio é um ponto essencial para o sucesso das suas campanhas de e-mails, e é a partir da mesma que sua lista terá um maior engajamento. A falta de continuidade irá afastar seus clientes da cultura de acesso e curiosidade em saber qual é o novo assunto tratado em cada disparo de novidades. Isto causará indiferença ao contato.
Contudo, o equilíbrio é necessário. O excesso de e-mails desgastará a imagem da sua empresa com sua base. Encontre a continuidade certa para sua empresa, algo entre um envio por mês ou quinzenalmente.
Conheça sua base de e-mails
O email marketing precisa ser segmentado para otimizar seus resultados. Conhecer quem é o remetente das suas mensagens melhora a sua comunicação com o mesmo. Existem várias formas para este processo, mas em todas é preciso focar no comportamento do seu lead ou cliente, usando as informações à seu favor.
Se atente ao uso de imagens
Um e-mail marketing bem construído, geralmente possuirá imagens. Porém tenha em mente que somente o uso das mesmas, sem conteúdo textual, é prejudicial. A maioria dos serviços de newsletter irá bloquear este conteúdo ou reduzir e muito o alcance pelo destino, provável, na pasta de spam. Tenha o equilíbrio entre o uso de texto e imagens, colocando também as informações necessárias na tag “alt” (local apropriado para descrição do conteúdo da imagem no código).
Invista em diferentes tipos de e-mails
Variando seus tipos de e-mails você terá mais chances de resultado, em diferentes momentos invista em alternativos meios de e-mail. Para anunciar ofertas use e-mails promocionais, as newsletters para divulgar informações relevantes, e foque também no conteúdo focado a seu segmentação. Lembre-se da regra 80/20, dando o devido valor ao conteúdo institucional e educacional, assim como suas ofertas comerciais.
Para mensurar seus resultados sempre acompanhe as métricas e desenvolva suas estratégias sobre as mesmas, focando nos melhores conteúdos e principais resultados..
Se atente, também, aos dispositivos móveis para aumentar a taxa de abertura de seus e-mails. E sempre produza conteúdos relevantes que chamem a atenção do seu público e que seja responsivo para estes aparelhos.
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