Elaborar boas táticas de vendas exige, antes de tudo, uma boa avaliação de seu volume de vendas , sendo o ticket médio uma de suas principais métricas para entender o comportamento de seus clientes. No post de hoje você vai entender mais sobre a função e como usar a medida do ticket médio a seu favor!
O que é ticket médio?
O ticket médio é a medida do quanto cada cliente compra individualmente, em média. Esse tipo de cálculo, por mais simples que pareça, é um importante ponto de apoio para quem quer ter segurança na hora de elaborar suas táticas de venda.
Calculamos o ticket médio dividindo o volume de dinheiro das vendas de um certo período dividido pela quantidade individual de vendas realizadas.
Imagine que, em 1 mês, você tenha vendido R$ 100.000,00 entre 1.000 vendas individuais. Seu ticket médio nesse período, então, será de R$ 100,00. Podemos dizer que isso é quanto cada um dos clientes costuma comprar, na média, quando compra em seu estabelecimento.
Por que e como se calcula o ticket médio?
Muitos cálculos importantes são realizados desta maneira, como a renda per capta, por exemplo. A ideia é poder elaborar uma estimativa, assim você consegue acompanhar o progresso de diferentes épocas.
A maior parte das análises de vendas começam justamente pelo ticket médio e vão se afunilando conforme os filtros que forem usados em sua análise, mas tanto no começo quanto no fim de qualquer análise de mercado, o objetivo é aumentar a conversão e, por consequência, o ticket médio do seu negócio.
O ticket médio não serve apenas para entender quanto se vendeu dentro de um determinado período, mas também para entender o quanto uma determinada tática de venda foi bem sucedida, qual o comportamento de seus clientes em relação a certo produto, em certa época.
Você pode aprender muito sobre diferentes tipos de consumidores. Por exemplo, entender qual o ticket médio de determinada faixa etária em uma determinada época para um determinado produto.
Esse tipo de medida é fundamental para sintonizar suas táticas com os diferentes públicos e conhecê-los mais de perto, para aumentar sua taxa de conversão baseado na jornada de compra de seu cliente, especialmente dentro de e-commerces.
Aumente seu ticket médio
Existem diferentes maneiras de aumentar a potência de suas vendas, e as táticas mais refinadas e competentes no longo prazo começam sempre por entender seu cliente. Isso é fundamental especialmente para quem vende online e começa um pouco no escuro com seu público real. Se este é o seu caso, confira algumas dicas:
Crie dados de qualidade para analisar
Felizmente, você pode contar com muitos serviços de alta performance para determinar perfis, entender o caminho de navegação, taxa de rejeição, tempo de permanência e muito mais, mas é justamente o número de conversões que vai trazer resultados para o ticket médio.
Não deixe de aplicar um rigoroso controle de vendas e lance mão de tecnologias que garantem a transformação digital do seu negócio, como o uso de sistemas ERP integrados, assim você usa seu poder de escalabilidade para monitorar suas vendas nos diferentes ambientes de ação e comparar o ticket médio em ambos.
Na venda física, é interessante manter uma ótima tática para cadastro de clientes, assim você consegue desenhar seu público e também acompanhar a taxa de retorno das compras e o progresso de crescimento individual do ticket médio.
Nesse momento, contar com um sistema TEF, além de trazer muito mais velocidade, confiabilidade e economia no que diz respeito às taxas e conciliação, vai coletar um conjunto de dados que dão riqueza para seu cálculo de ticket médio de forma automática.
Ofereça variedade
Dependendo do seu ramo, é muito comum que o cliente faça compras complementares. Por exemplo, ao comprar uma bicicleta, um computador, equipamento musical e afins, ocasionalmente o cliente vai acabar comprando mais acessórios, e entender essa necessidade ajuda a criar um fluxo e uma fidelização maior, especialmente se o cliente sentir que suas necessidades foram atendidas na primeira compra.
Ofereça boas condições
É muito importante valorizar a maneira como cada cliente pode fazer suas compras e oferecer meios que resolvam seus problemas. Se, ao vender online, você percebe um nível muito alto de abandono do carrinho, pode ser que seu site esteja oferecendo uma experiência incompleta ou faltem meios de pagamento acessíveis.
Crie promoções que valorizem pagamentos à vista, especialmente pagamentos via PIX e experimente táticas de força de vendas, com um pós-venda amigável e também cashbacks e tickets de desconto, que, comprovadamente, são importantes maneiras de estimular o retorno do cliente.
Crie o hábito da análise
Analise constantemente seu ticket médio em variados cenários, o cálculo vai ser mais fácil com a ajuda de sistemas TEF e seus relatórios. Sempre que fizer certas mudanças, as acompanhe de perto, mas com uma perspectiva realista, entendendo que coisas levam tempo para mudarem.
Ter esse hábito vai transformar seu pensamento estratégico e aumentar a propriedade de cada decisão tomada. E Com a GETCard você encontra o melhor conjunto de soluções de vendas, além de uma série de discussões e dicas importantes para quem quer levar suas vendas para um outro nível!