A Frost&Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, realizou uma pesquisa para entender a realidade no mercado brasileiro da computação em nuvem. Os números apontam que 41% das empresas já investem em algum modelo de cloud computing e 42% pretendem investir até o fim do ano, sendo que 25 destas investirão pela primeira vez.
Esse levantamento, feito com 313 empresas, mostra que o mercado brasileiro ainda está conhecendo os conceitos de cloud computing e que ainda existem receios sobre a computação em nuvem. Essas dúvidas se tornam um desafio para os provedores do serviço, já que precisam provar ao cliente que as operações são seguras. Entretanto, é necessário reforçar às empresas que é difícil estar tão bem equipadas quanto os provedores de serviços para se defender de ameaças inteligentes.
“Os provedores de serviços de cloud precisam deixar claro aos seus clientes, os esforços que estão realizando para aumentar a proteção de dados; como por exemplo, buscando certificações,” disse Guilherme Campos, analista senior de TI da Frost & Sullivan.
Para ele, a conversa com os clientes é essencial. “A mensagem de que os dados estarão seguros e inacessíveis para outras empresas também deve ser foco na divulgação aos clientes. Essas medidas deixarão os responsáveis pelos investimentos mais tranquilos, eliminando o principal receio das empresas e consequentemente aumentando a carteira de clientes dos provedores de cloud,” completa Campos.
De acordo com a Frost&Sullivan, aproximadamente 66% das empresas no Brasil esperam ter algum tipo de investimento na nuvem.
Fonte: Convergência Digital
A GetCard tem a melhor estrutura para sua empresa. Entre para o mundo da computação em nuvem!