O cashback nada mais é do que um sistema de recompensa, em outras línguas: o seu dinheiro de volta! Esse programa chegou com tudo no mercado brasileiro e trouxemos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto: o que é, quais os benefícios, como funciona e o por que você deve investir nisso. A cada ano a tecnologia reinventa o sistema de pagamento e suas vantagens! Já são inúmeras formas que beneficiam tanto o consumidor quanto o empresário, os pagamentos por QR CODE e o novo PIX é um exemplo disso! Se você ainda não conhece o PIX, dá uma olhada no post que fizemos sobre isso, basicamente é a revolução do pagamento instantâneo. No entanto, o cashback não é uma estratégia somente de pagamento, sobretudo essa ferramenta atua na retenção de clientes e em benefícios de fidelização. Para os que possuem e-commerce preste atenção em tudo o que será falado aqui — se você quer sobressair em meio a tanta oferta, o sistema de recompensas pode ser o que estava faltando em seu negócio. Para ficar ainda mais claro, o cashback não é desconto, uma vez que há uma compensação do valor pago pelo produto e ele pode ser aplicado em todo o site e não somente em alguns produtos ou seções. O desconto é realizado de maneira direta sobre um produto já o cashback é quando a parte do desconto ou comissão incidente sobre o produto volta para o cliente. Tais práticas beneficiam tanto a empresa, que irá reter o cliente ali em seu site ou sua loja fisica, fidelizando-o cada vez mais quanto ao consumidor, que receberá além do dinheiro, descontos, novidades e promoções oriundas dos aplicativos que utilizam esse recurso.
Como funciona o cashback? Entenda todo o processo
No Brasil o cashback demorou para chegar, timidamente, em 2009, ele surgiu pelo mercado, enquanto nos Estados Unidos esse modelo existe desde 1998 e ainda hoje está a todo vapor, ou seja, é uma técnica mais que aprovada. O ramo do varejo brasileiro, há um tempo, executa o sistema de pontos — que acaba por ser uma estratégia muito parecida com o cashback, porém uma diferença crucial é: o sistema de pontos é ofertada pelo vínculo direto entre cliente-consumidor enquanto o cashback utiliza de intermediários. Veja bem, vamos explicar agora como se dá esse processo! Imagine que você possua uma loja de roupas fitness e deseja implantar o programa de recompensas no seu e-commerce, nesse caso, é preciso buscar por uma outra empresa desse segmento que fará o intermédio das transações, efetuando assim a devolução do dinheiro para os seus clientes conforme o programa promete. Sendo assim, para receber a recompensa o seu consumidor deve estar cadastrado nessa mesma empresa parceira. O Sebrae estima que cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos estejam inseridos nas plataformas de cashback. Uma movimentação e tanto! Vale lembrar: A recompensa ofertada quem define é você, dono do negócio e as variações dessa oferta pode chegar de 1% até 50%. Para você, cliente, aproveitar esse benefício, basta se cadastrar a uma dessas plataformas, mais abaixo citaremos as principais, após o cadastro realizado, vá para as compras. O resgate do benefício pode ser em dinheiro através de uma conta ou um saldo que pode ser utilizado em outras compras, sejam elas realizadas na mesma empresa e segmento ou não! O resgate físico também pode ser feito, basta se deslocar até a loja física com o CPF em mãos e se apresentar! Acompanhe a leitura e conheça as principais plataformas de cashback, suas características e especificações. Preparamos um conteúdo completo para você ficar totalmente por dentro do assunto.Plataforma de cashback, conheça as principais
Seja você empreendedor ou consumidor é importante conhecer as principais plataformas de recompensa, suas especificações e características para, então, escolher aquela que te atende por completo!- Méliuz
- Beblue
- PicPay
- Mooba
- Ame Digital