Blog

Como aumentar a segurança dos dados da minha empresa?

A segurança das informações que circulam dentro de uma empresa é um tópico importantíssimo para o mercado, não importa qual o setor em que uma empresa esteja atuando. Esse comportamento é natural, afinal, a informação é (ao contrário do que muitos pensam) um dos bens mais valiosos no meio empresarial.

“Mas por que a informação é tão importante?”

Simples: com ela é muito mais fácil tomar decisões estratégias que influenciarão a vida de uma organização pelos próximos meses ou até anos. Além disso, ela garante que os colaboradores consigam otimizar seu trabalho no dia a dia, pois contar com um ambiente seguro onde a informação não tenha seu fluxo interrompido é essencial para o sucesso.

“E como a segurança entra nessa equação?”

A segurança é um quesito de extrema importância para quem lida com informações empresariais. Apesar de parecer óbvio, pensar na segurança do seus dados é pensar na integridade da sua empresa, afinal, se algo der errado, um negócio pode sentir os efeitos disso por muito tempo. Não por acaso, as grandes e médias empresas se preocupam em garantir a segurança de suas informações desde quando o mercado existe. Por outro lado, essa é uma prática que não é devidamente valorizada entre as pequenas empresas, o que pode causar problemas quando o negócio precisa se expandir.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar a sua empresa a otimizar a segurança dos dados e evitar problemas:

Avalie qual a melhor escolha de armazenamento

Muito mais do que a proteção em si, a segurança da informação começa com o seu armazenamento, pois é lá que estarão os seus dados durante a maior parte do tempo. Por isso, é essencial avaliar qual a melhor forma de armazenar as informações.

Apesar dos benefícios de um servidor na Nuvem, muitas empresas preferem adotar um servidor dedicado para as suas informações, já que eles trazem mais desempenho e velocidade para os seus dados. Entretanto, outras preferem adotar a tendência da Computação e Nuvem e utilizar um Cloud Server, permitindo mais segurança, economia de espaço, mobilidade no acesso aos dados e principalmente: uma imensa facilidade na hora de expandir o seu espaço, conforme o que a empresa precisa.

Seja qual for sua necessidade, escolher bem a forma de armazenamento é um ótimo começo para trazer mais segurança para as suas informações.

Backups com frequência

Provavelmente quem está inserido na área de TI (especialmente na área de servidores) já deve ter ouvido falar da regra 3-2-1. Ela afirma que um gerenciamento de dados eficiente deve contar com três regras:

  • Manter três cópias diferentes de dados.
  • Em dois locais diferentes.
  • Uma delas fora do local.

Ela mostra como é importante o cuidado que devemos ter quando armazenamos informações valiosas de uma empresa. Isso é muito útil especialmente em momentos em que algo mais grave acontece, pois assegura que a empresa não ficará de mãos vazias, o que pode prejudicar não só sua organização, mas suas vendas, relacionamento com fornecedores, entre outros.

Por isso, contar com backups frequentes e atualizados é de extrema importância para trazer tranquilidade e fluidez ao funcionamento da sua empresa, além de tranquilizar os gestores e colaboradores em geral.

Otimize os processos de TI

Para que a segurança das informações seja sempre realizada com excelência, é essencial que os processos de TI estejam sempre em sintonia com as necessidades da sua empresa. Já falamos por aqui sobre como a estratégia é extremamente importante nesses casos.

Por isso, planejar antes de agir é a melhor maneira de começar a implementar tecnologia com qualidade e eficiência, afinal, a segurança também passa pelas pessoas e a forma como elas se relacionam com a tecnologia dentro da sua empresa.

 

Contrate serviços com um bom suporte

Além de todos os cuidados que devem ser tomados com as tecnologias da sua empresa, é preciso contar com parceiros que ofereçam suporte de qualidade para o seu negócio. É o suporte que auxiliará sua empresa quando algo acontecer ou mesmo quando uma dúvida específica aparecer, evitando problemas do começo ao fim do processo de implementação de tecnologia. Pra que ficar à mercê de problemas? Conte com serviços que ofereçam a melhor tecnologia e suporte para o seu negócio.


cloud

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »