Quais ações as empresas deveriam realizar para se proteger contra o ransomware?
Os Ransomwares estão em ascensão como na área de crime cibernético e é uma maneira de angariar fundos para os criminosos. Para as empresas que se tornam vítimas de ataques de ransomware, as consequências podem ser devastadoras, em algumas situações pode-se literalmente paralisar as operações de uma organização. Assim, torna-se mais prudente a prevenção e defesa contra tais ataques e é vital para todas as empresas, independente do porte.
Mas se proteger contra o ransomware é desafiador para evitá-lo completamente. Porém saber como sua empresa pode ser atacada por ransomware é fundamental, e tomar medidas proativas para minimizar as chances de que a empresa seja vítima de ransomware é igualmente necessário. Prevenir ataques de ransomware em primeiro lugar pode salvar seu negócio de prejuizos de milhares, ou talvez milhões de reais, em perdas devido a operações interrompidas, perda de dados e outras consequências.
Mas como a empresa pode se defender de ataque de ransomware?
- Certifique-se de que o antivírus está instalado e atualizado em todos os endpoints dentro da empresa. Além disso, é melhor ter uma solução de segurança multifacetada que emprega múltiplas tecnologias de proteção, como heurísticas, firewalls, prevenção de ameaças baseada em comportamentos, AI, etc.
- Estabelecer campanhas de conscientização de segurança que enfatizam a evitação de clicar em links e anexos no e-mail. Eu me pergunto ao receber uma mensagem de e-mail com um link ou um arquivo anexado: 1) Eu conheço o remetente? 2) Eu realmente preciso abrir esse arquivo ou ir para esse link? 3) Eu realmente pedi algo deste remetente? Phishing é um vetor de entrada comum para ransomware e porque a maioria dos usuários finais nunca pensam duas vezes, é extremamente bem sucedido.
- Faça backup dos dados. Utilize nosso serviço de backup em nuvem com políticas de retenção personalizada. Sincronização de arquivos com serviços em nuvem, não é a forma mais segura, já que quando o arquivo é criptografado ele atualiza imediatamente a nuvem. Backup em dispositivo externo se o mesmo é mantido conectado na máquina não funciona, pois o ransomware também irá criptografar os arquivos deste dispositivo.
- As restrições de GPO são um método fácil e acessível para restringir não apenas o ransomware, mas também o malware em geral. O GPO tem a capacidade de fornecer controle granular sobre a execução de arquivos em um nó, adicionando regras que bloqueiam a atividade, como arquivos executados a partir de um diretório ou mesmo desativando a capacidade de executar executáveis a partir de anexos.
- A aplicação de patch em diversas camadas de software pode prevenir muitos tipos de ataques.
- Controle do tráfego na rede interna e com a internet através de firewalls. De preferência aqueles que façam inspeção profunda.
- Restringir direitos administrativos nos endpoints. Eu sei que esta é naturalmente uma ação delicada, porém reduzir privilégios reduzirá significativamente a superfície do ataque. Os usuários finais não devem baixar e instalar jogos de qualquer maneira, certo?
O Ransomware evoluiu significativamente ao longo dos anos desde que foi introduzido pela primeira vez em 1989 como o ‘PC Cyborg’ onde o usuário tinha que pagar cerca de 189 dólares para reparar o seu computador. Nos últimos 20 anos temos visto uma ampla gama de diferentes tipos de ransomware, aproveitando de técnicas diferentes em um esforço dos seus criadores ou distribuidores de receber o pagamento. Sem fim claro à vista, vamos continuar a ver esses tipos de ataques, então vamos nos precaver e bloqueando nossos ativos que é a coisa mais sensata que podemos fazer para proteger o que mais importa: os DADOS!
Quer saber proteger sua empresa frente aos desafios que surgem? entre em contato conosco www.getcard.com.br
Saiba mais sobre Next Generation Firewall