Você conhece os meios de pagamento disponíveis no Brasil e quais são os melhores para aplicar em seu E-commerce? Por mais que pareça algo simples, é importante estabelecer quais são os mais adequados quando a sua empresa possui uma plataforma online para vendas.
Além disso, fornecer meios de pagamentos mais seguros e acessíveis têm se tornado cada dia mais necessário, pois assim é possível alcançar mais clientes, de diversas classes e em qualquer lugar. Porém você sabe quais são os mais adequados para você?
A GETCard elegeu os 5 melhores modelos para o seu E-commerce, considerando todo o contexto de venda pela internet e selecionando aqueles que forneçam uma melhor acessibilidade para você e para o seu cliente!
Quer conhecê-los e começar a facilitar ainda mais as suas vendas? Continue rolando a página e acompanhe em primeira mão esse conteúdo que foi pensando especialmente na sua empresa!
O que são meios de pagamento?
Existem diversas maneiras de fazer um pagamento e é claro que você já sabe das mais conhecidas como cartões e boleto bancário, contudo existem outros meios que estão surgindo para facilitar a realização transacional sem dar dores de cabeça para os lojistas e clientes, uma vez que tendem a fazer uma otimização do pagamento, descartando burocracias desnecessárias.
Diante disso, é necessário compreender melhor o que são formas de pagamento, não acha? Meios de pagamento nada mais são do que metodologias para efetivação de um pagamento e/ou recebimento, realizar transações e disponibilizar produtos e serviços de maneira comercial.
Fácil, não é mesmo? Mas quais são os modelos mais indicados para uma plataforma de E-commerce? A GETCard explica na sequência! Quer ficar por dentro? Acompanhe as informações a seguir!
5 opções de pagamento para o seu E-commerce ter ainda mais clientes!
Boleto bancário
Uma das formas mais conhecidas e simples de pagamento online certamente é o boleto bancário, uma vez que basta o cliente fazer a cópia dos dados do boleto e pagar via aplicativo do banco ou ir até um estabelecimento bancário e efetuar o pagamento.
Além disso, como sabemos, no Brasil há uma diversidade econômica muito grande. O que acontece é que muitos clientes não possuem cartão de crédito e acabam ficando impossibilitados de efetuar uma compra. É claro que essa barreira conduz à desistência da compra.
Por isso, essa alternativa continua sendo um passo essencial para aqueles que desejam vender para todas as pessoas, pois o boleto bancário continua ainda sendo o modelo de pagamento mais acessível para todas as classes sociais.
Débito automático
Um dos modelos de pagamentos online que mais têm crescido nos últimos anos é a compra por meio de débito automático, pois além de ser um meio extremamente facilitado, elimina o tempo de recebimento do pagamento – como ocorre no caso dos boletos bancários – e adianta o envio do produto.
Essa alternativa permite acessibilidade, facilidade e rapidez, pois o pagamento é efetuado quase que instantaneamente, facilitando o envio do produto de maneira mais rápida e otimizada, o que leva o cliente a dar mais credibilidade para a sua empresa, já que o fideliza por meio da praticidade e recebimento rápido.
Cartão de Crédito
O cartão de crédito continua sendo o carro chefe das compras online, pois ele permite – além da compra para pagamento futuro e parcelamento – uma segurança bastante interessante. Claro, nesse caso é preciso que a sua plataforma de E-commerce seja elaborada de maneira estruturada para fornecer segurança aos clientes.
Além disso, a compra por meio do crédito no cartão proporciona um envio mais rápido do produto comprado para o cliente, uma vez que a transação é recebida pela plataforma de pagamento quase que instantaneamente, possibilitando o preparo do item adquirido no ato.
Gateways
O nome pode parecer esquisito, mas na verdade entender o que é Gateways é algo muito simples. Eles funcionam como uma plataforma que consegue reunir todas as formas de pagamento e estabelece uma conexão com o E-commerce.
Isso ocorre por meio de um contrato entre o lojista e as empresas que disponibilizam os meios de pagamento, porém o que faz esse contato entre empresa e o sistema bancário é o gateway, o que diminui a burocracia e possíveis dores de cabeça.
Nesse caso, os pagamentos ocorrem da seguinte maneira. O cliente efetua a compra e escolhe a forma de pagamento – boleto, débito automático, cartão de crédito entre outros – e o gateway transfere o dinheiro para a conta do lojista instantaneamente.
Entretanto, nesse caso fica a cargo do lojista definir quais serão os meios de pagamento, as quantidades de parcelas a serem disponibilizadas, bem como assumir o risco sobre cada uma das transações efetuadas.
Intermediadores
Os intermediadores são uma opção bastante viável para um E-commerce que deseja não possuir vínculo com empresas de cartões de créditos e bancos, já que quando o cliente adquire um produto quem recebe o valor é o intermediador, que irá repassar para o lojista o valor que determinado – considerando as taxas transacionais.
Essa alternativa promove uma facilitação muito grande das operações de pagamento, pois muitas pessoas tendem a confiar em intermediadores, já que eles possuem um formato tão seguro quanto a compra por cartões, porém com a opção de escolha por boleto bancário.
Quais dessas formas de pagamento você já implantou no seu E-commerce? Essas alternativas têm facilitado muito a vida de empresários do ramo de vendas online, pois otimizam as transações bancárias, além de estabelecer mais confiança e praticidade para os clientes.
Quais são os melhores Gateways de pagamento?
Hoje há uma diversidade muito grande de Gateways, justamente pelo fato de haver muitos empresários buscando alternativas de pagamento que sejam mais eficientes e consigam atender melhor, tanto as demandas dos lojistas, quanto às necessidades dos clientes.
Pensando nisso, só separamos os 4 gateways mais promissores e procurados por empresários do ramo E-commerce. Quer saber quais são? Acompanhe na sequência!
Mercado Pago
Atualmente o Mercado Pago tem ocupado o lugar de gateway mais procurado por brasileiros, pois a marca proporciona um serviço bastante intuitivo, já que é muito fácil mexer na plataforma, facilitando ainda mais a vida dos lojistas e clientes.
Com ele você consegue efetuar pagamentos pelo celular sem quase nada de burocracia, trazendo uma vantagem diferente que é o pagamento pelo QRcode, outra facilidade muito interessante para quem adora comprar tecnologicamente.
Ah, além disso tudo, quando você recebe o dinheiro pela plataforma Mercado Pago, o dinheiro fica lá rendendo ganhos até que você consiga fazer a retirada, ou por transferência bancária via TED ou – ainda ser retirado em caixa eletrônico 24 horas.
Iugu
O Iugu é uma das alternativas mais procuradas por quem trabalha com marketplace, pois a plataforma dispõe de um recurso que ajuda o lojista a ter dimensão dos ganhos nas vendas efetuadas pelos marketplaces.
Além disso, é uma ferramenta moderna e de fácil acesso, uma vez que possui recursos bastante intuitivos, que levam as pessoas a entenderem o funcionamento da plataforma rapidamente.
Uma das grandes vantagens proporcionadas pelo Iugu é que eles permitem que você venda tanto produtos quanto serviços e tenha o recebimento do valor sempre problema ou distinção entre as duas modalidades.
PayPal
O PayPal é sem dúvida o pioneiro dos gateways! Como ingressou como o primeiro no ramo, a empresa ficou conhecida pela informatividade e facilidade nas transações. Além disso, é uma das plataformas mais seguras, contando com um sistema que previne fraudes, o que tranquiliza muitos lojistas que optam pelo gateway que eles oferecem.
O serviço oferecido permite recebimentos de pagamentos e cobranças em qualquer lugar que você estiver e tiver acesso a internet. Além disso, eles aceitam diversas bandeiras de cartão e, para aqueles que preferirem, também proporcionam o pagamento pela própria plataforma, uma vez que ela também funciona como carteira digital.
PagSeguro
O PagSeguro, plataforma do grupo UOL, é conhecido por ser um ótimo gateway para lojas físicas, E-commerces e também marketplaces. É um serviço bastante revolucionário, pois além de permitir que você receba e efetue pagamentos com facilidade, ainda fornece a vantagem de você conseguir incluir um botão de pagamento, para que você consiga enviá-lo por email ou pelas redes sociais.
Além disso, a UOL investiu pesado em segurança, incluindo um sistema antifraude para que lojistas e clientes possam efetuar transações com tranquilidade. Outra grande vantagem é que você consegue fazer tudo pelo site, sem ter que sair da página e ser redirecionado e ficar com aquela sensação de falta de proteção.
É isso aí! Agora que você já sabe tudo sobre as melhores formas de pagamento para o seu E-commerce, que tal começar a pensar em uma implantação para dar ainda mais opções aos seus clientes? Vale a pena investir em opções para o seu negócio, quando o assunto é proporcionar mais credibilidade a ele e deixá-lo sempre como primeira opção para futuros consumidores.
Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre trazemos informações interessantes para o gerenciamento do seu negócio! Ah, aproveitando que você já está buscando melhores alternativas de pagamento, que tal fazer a leitura do nosso post sobre as principais perguntas sobre o PIX! Até o próximo post!