O sucesso com vendas é um processo longo de erros e acertos sobre as táticas, a escolha dos produtos e serviços e a estrutura do ambiente. Essa análise precisa ser constante, e está sempre em evolução.
Praticar o controle de vendas consiste em um movimento indispensável para quem busca estruturar seu negócio de maneira dinâmica e com diversas possibilidades de análise para ampliar o crescimento.
O que é o controle de vendas?
A prática que popularmente é chamada de Controle de Vendas envolve uma série de táticas e instrumentos de organização e análise para os comércios, restaurantes e prestadoras de serviços.
Ao estruturar esse conjunto de ações você aumenta consideravelmente a capacidade de entender o caminho que cada produto faz; o tempo médio de venda, seus custos, impostos, perfil de consumidores e muito mais. O Controle de Vendas foi desenvolvido para:
– Diminuir erros através do detalhamento das vendas, que pode ser verificado em outras etapas;
– Criar um registro de todas as informações de vendas, para otimizar o faturamento de produtos e serviços, agilizando a contabilidade e adiantando as métricas de venda e recebíveis;
– Oferecer relatórios que facilitem a tomada de decisões, especialmente com a entrada de novos produtos que estão em fase de teste de vendas com os clientes, evitando assim a aquisição de produtos que acabem encalhando;
– Diminuir o volume de desperdícios ao identificar gastos que poderiam ser diminuídos ou processos que possam ser otimizados e repensados;
– Ter visibilidade financeira de seus gastos e ganhos em tempo real, para poder estimar o volume de capital de giro, lucros e afins;
– Programar promoções e refinar táticas de venda, conhecendo os melhores momentos para vender, os públicos-alvo de cada tipo de produto e aproveitar a facilidade de cadastro para oferecer promoções personalizadas para determinado cliente.
A estruturação desse sistema pode se apresentar de diversas formas, de acordo com o tipo de empreendimento, seu público e as disposições materiais e tecnológicas.
Como aplicar o controle de vendas em seu empreendimento
A chave para o controle de vendas é a organização, a elaboração de uma cultura operacional por todos os colaboradores, fazendo com que todas as partes criem o hábito de documentar e verificar outras documentações. A melhor maneira de institucionalizar essa tradição é através do uso de sistemas de organização e gestão.
A tecnologia é maior aliada para um controle de vendas sólido e que forneça informações importantes, você vai encontrar uma série de sistemas variados para solucionar os diferentes problemas de seu empreendimento:
Sistemas e aplicativos de gestão
Os sistemas ERP costumam ser muito populares em lojas e mercados com grande volume de produtos que precisam de um estoque bem organizado, com ele você cria um banco de dados que permite observar a movimentação de produtos, suas vendas e ainda pode ser integrado a outros tipos de aplicações.
Por ser um sistema robusto, muitas empresas de outros segmentos optam por programas mais clean e objetivos, como os que são voltados para a otimização de vendas pela internet, ou painéis que simplifiquem e registrem as vendas, criando relatórios com diferentes variáveis.
Muitas empresas, como a GetCard, oferecem serviços dessa natureza aos seus clientes, para que consigam integrar a conciliadora de vendas e seu sistema TEF para automatizar esse acompanhamento.
Cada tipo de segmento costuma ter um tipo de sistema personalizado para sua área, desde as micro indústrias, que controlam rigorosamente os materiais até os restaurantes, que estimam gorjetas e entregas delivery.
O mais importante é ter um controle detalhado da origem de cada gasto e receita, o que facilita em muito a vida dos gestores.
Sistemas de otimização de vendas
Em ambientes que emitem muitas notas fiscais e precisam lidar com diferentes meios de pagamento, como mercados e lojas de departamento, o sistema TEF é indispensável, oferecendo diversas soluções aos seus clientes.
O sistema TEF pode ser facilmente integrado ao ERP, o que simplifica em muito a sua vida fiscal, especialmente, gerando relatórios que podem ser exportados para ambientes de contabilidade digital, diminuindo custos operacionais com estes serviços.
Se seu negócio exige compras constantes, é muito importante contar com uma conciliadora de cartões de crédito, assim é possível adiantar recebíveis, organizar suas vendas e buscar pelas melhores taxas do mercado.
Cadastro de clientes
O elo mais forte na força de vendas é sua relação com o cliente, e nesse ponto, entender o perfil de seu público potencial é a chave para criar uma relação duradoura.
Ter força de vendas significa entender as demandas de uma parte a fim de se mostrar capaz de aplicá-las dentro do seu dia a dia. E para possuir acesso a essas informações tão preciosas, o mais importante é ter a oportunidade de cadastrar seus clientes. E nesse momento, um bom sistema de cadastro pode fazer maravilhas.
Não deixe de oferecer descontos, criar e-mail marketings bem elaborados e amigáveis, sistemas de pontuação, cashbacks, enfim, tudo o que permita uma relação onde o cliente se sente à vontade e fornece pistas sobre seus gostos e perfil de consumo.
Programas de CRM vão fazer esse serviço de fidelização e sondagem pós-venda para otimizar e se manter em evidência com o público.
Todos esses dados podem ser cruzados para ajudar a determinar boas práticas de vendas, otimizando seus gastos e adiantando a taxa de retorno.
Se você ainda não considerou, esse é o momento de começar a praticar o controle de vendas em seu empreendimento e sair na frente na relação com os clientes, especialmente na otimização de suas vendas. A GetCard oferece todo o suporte técnico e também as melhores informações para gerenciar pagamentos me seu negócio, confira nosso blog e agende um atendimento para conhecer nossos serviços!