Blog

Vantagens do PIX: transferências e muito mais!

O nova modalidade de pagamento eletrônico desenvolvido pelo Banco Central possui várias vantagens, como o Pix, sua loja ganha em agilidade para recebimentos, entre outras. Tudo isso para otimizar as operações online tanto para quem paga quanto para quem recebe.

Se você ainda não utilizou o Sistema Pix, pode ter algumas dúvidas quanto a sua funcionalidade e suas vantagens. Por isso, selecionamos as principais para respondermos de forma objetiva e facilitar a sua compreensão. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o Pix?

De acordo com o Banco Central, o Sistema Pix foi implementado para virar um meio de pagamento amplo entre pessoas e também para o B2B. Assim, todos os pagamentos e transferências que atualmente se fazem por meio do TED, cartão de débito ou boleto, podem ser feitos pelo Pix.

Com esse novo sistema, o indivíduo não precisa mais saber em qual banco ou instituição a outra pessoa possui conta, sendo que é possível realizar uma transferência usando um número de telefone da sua lista de contatos, por meio da Chave Pix.

Além disso, para fazer a transferência Pix não há limites de horário ou dia da semana, podendo ser realizada até mesmo em feriados. Por fim, todos os seus recursos são acessíveis ao receber em questão de segundos.

Como funciona o Pix?

Fazer uma transferência Pix é muito simples. Basta acessar a conta do seu banco ou instituição pelo aplicativo do seu smartphone e clicar na área que indica o Pix.

O ícone costuma ficar localizado próximo ao ícone do TED. Assim, encontre-o, clique no tipo de chave que você deseja usar e apresente o dado do destinatário. Depois disso, toque em avançar.

Por fim, defina o valor da transferência e clique em avançar. Depois, basta revisar os dados da operação, digitar a sua senha de segurança e tocar em confirmar.

Sendo tão fácil e prático, você pode questionar se o Pix realmente é seguro, afinal, o sistema foi criado baseado em objetivos pontuais. Para saber mais sobre tudo isso, veja as informações dos próximos tópicos.

Pix: suas principais vantagens

As vantagens do Pix transferência podem ser aproveitadas tanto por pagadores quanto por recebedores, além de garantir uma competição mais saudável entre os meios de pagamentos e transferências, pois assim eles precisam garantir serviços melhores e mais otimizados. Saiba mais:

Vantagens para pagadores

Com o uso do Sistema Pix, os pagadores têm as vantagens de maior velocidade, segurança e custo baixo. também ganham em agilidade, tendo em vista que é possível usar a lista de contatos do smartphone ou um QR Code.

Além disso, a praticidade é garantida, pois basta ter um dispositivo online para fazer o pagamento, dispensando o uso de cartão, maquininhas, entre outros itens. Por fim, o Pix também permite a integração com outros tipos de serviços no smartphone.

Vantagens para recebedores

Os recebedores contam vantagem pelo baixo custo de aceitação e disponibilização na mesma hora dos recursos, reduzindo a necessidade de crédito. E tem mais:

Com o Sistema Pix, é possível ter ainda mais facilidade para automatizar e conciliar pagamentos, além de maior facilidade de checkout, tendo em vista que não é necessário um caixa para devolver o troco.

Vantagens para o ecosistema

Hoje em dia tudo é automatizado. Com isso, além da otimização do tempo dos pagamentos e transações, ainda se reduz o uso de cédulas, que custam mais caro.

Além disso, há uma competição maior entre os meios de pagamento. Assim, gera-se serviços com mais qualidade e preços mais baixos. A inclusão financeira, por sua vez, também ganha grande potencial com os custos inferiores de indicação e de aceitação, criando um ambiente com outros agentes ofertantes.

Não há limite mínimo de valor nas transações

Ao utilizar o Sistema Pix para realizar transferências, o indivíduo ainda não tem um limite mínimo. Assim, você pode até mesmo fazer um pagamento a partir de R$ 0,01 centavo.

Em relação ao limite máximo, geralmente não há, porém fica os encargos ficam por conta dos bancos e instituições que ofertam o Pix definir essa questão. Dessa forma, você pode acabar se deparando com um critério quanto ao valor.

Por quem o Pix pode ser usado?

As transferências e pagamentos podem ser usados entre pessoas, como também entre pessoas e espaços comerciais, incluindo o e-commerce.

Além disso, podem ser usadas entre estabelecimentos, tendo como exemplo o pagamento de fornecedores. Os entes governamentais, por sua vez, também podem utilizar o Pix para pagar taxas e impostos.

Por fim, saiba que, com o uso do Pix, o seu tempo se torna mais otimizado com a garantia de segurança, tendo em vista que o sistema conta com um rígido controle interno.

Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, compartilhe conosco aqui nos comentários! Nós teremos o prazer de responder. Aproveite também para mandar este conteúdo para outras pessoas que você conhece e que também desejam compreender melhor como é feito o Pix transferência!

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »