Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo.
As principais condições de pagamento
Para garantir variedade aos clientes, é importante conhecer mais de perto as principais condições de pagamento utilizadas pela população consumidora:
Dinheiro em espécie
O melhor do dinheiro é ser livre de taxas e impostos como o IOF, mas além de exigir ter sempre troco, o dinheiro pode ser problemático por atrair a atenção de assaltantes e, em tempos pandêmicos, evitar contato com dinheiro é preferível, mas não tem jeito: o dinheiro é o método de pagamento mais tradicional e ainda vai levar um bom tempo até ser extinto.
Cartões de crédito e débito
O cartão de crédito é a principal condição de pagamento no comércio, e não é para menos: com as diversas condições de parcelamento, ele se torna uma ferramenta ideal para conseguir fazer uma série de pequenas compras e organizar suas finanças.
No topo das condições de pagamento de vendas online, a digitalização do comércio fez o número de cartões em circulação crescer consideravelmente.
Já o cartão de débito é uma opção importante para quem tem conta-salário e quer se manter seguro de assaltos ao evitar dinheiro físico.
Para oferecer boas condições de pagamento para seus clientes que usam cartões, você pode contratar uma máquina PoS, um sistema TEF e gateways de pagamento, caso venda online.
Carteiras digitais
Com a chegada das Fintechs e diversas tecnologias financeiras, as carteiras digitais são apps e sites que oferecem uma conta onde se pode usar o cartão de crédito, PIX e outros meios de pagamento reunidos em um único lugar, aproveitando cashbacks, descontos e diversos programas de fidelidade.
Outro ponto importante das carteiras digitais e também dos apps de banco é a possibilidade de fazer a leitura de códigos de barra e também códigos QR, que são práticos e bastante seguros.
Boleto
O boleto ainda é um método muito popular e querido do povo brasileiro. Por mais que antes tivesse uma compensação demorada, ao invés de cair em desuso com a popularidade dos cartões em compras online, o boleto acabou recuperando sua funcionalidade graças às carteiras digitais, facilitando diversos pagamentos.
PIX
Você precisa conhecer mais sobre o PIX. Esse método de pagamentos online em velocidade instantânea permite transferir qualquer valor de maneira segura através do cadastro de uma chave de pagamentos, que pode ser associada a qualquer banco e não tem custos de transação.
Essa tecnologia promissora criada pelo Banco Central oferece oportunidades de escalabilidade, e no futuro poderemos esperar mais soluções que utilizem essa plataforma.
Cheque
O uso de cheque pré-datado também é antigo e ainda funciona em diversos estabelecimentos, especialmente aqueles onde o grupo de clientes é mais fixo, além de ser bastante empregado no pagamento de fornecedores.
O cheque oferece um risco alto de inadimplência, e para aceitá-lo é sempre importante ter o maior número possível de garantias através de um cadastro do cliente e verificação da pontuação de pagador.
Crediário
Os crediários são concedidos através de empresas terceirizadas de crédito, que criam plataformas para oferecer condições de pagamento aos clientes sem que o proprietário do estabelecimento corra o risco da inadimplência.
Para isso, a empresa que ofereceu o crédito exige um rigoroso cadastro em sua plataforma, com checagem de pontuação de pagador e mediante taxas mais altas de securitização.
Esse método é muito popular em lojas de móveis e concessionárias, que muitas vezes oferecem crediário próprio ou mesmo seu próprio cartão de crédito.
Muitos sistemas regionais criam cartões de crediário que costumam ser amplamente aceitos nos comércios locais de sua origem.
Como oferecer mais condições de pagamento
Não é fácil oferecer uma variedade grande de condições de pagamento, mas é necessário para quem quer aumentar sua taxa de conversão online e especialmente em seu empreendimento físico. Levando algumas dicas em consideração, é possível aumentar a disponibilidade de meios sem aumentar consideravelmente seus custos:
Escolha um sistema TEF
A Transação Eletrônica de Fundos costuma ser uma alternativa importante especialmente em estabelecimentos comerciais, onde a variedade de produtos é grande. O sistema TEF oferece uma integração nos meios de pagamento via cartões, evitando que você precise gastar com uma série de diferentes máquinas PoS.
Mais do que isso, você consegue expandir as bandeiras para crediários regionais, código QR, além de organizar todos os seus recebíveis em um único lugar, podendo criar relatórios e integrar o sistema a sistemas ERP, de contabilidade digital e outras plataformas com possibilidade de escalabilidade.
Tenha cadastro em diferentes plataformas
Seu cliente utiliza o aplicativo X para fazer seus pagamentos? Sem problemas, se antecipe às principais tendências e tenha um cadastro em todas elas, assim você aproveita as promoções e créditos extras por receber pelo mesmo aplicativo.
O importante é usar sempre o mesmo nome de cadastro para facilitar seus recebimentos em todas as plataformas. Deixe @ e o código QR de seu estabelecimento sempre acessíveis aos clientes.
Tenha parceria com uma financeira
Se você vende produtos ou serviços de maior valor, vale a pena dispor de alguma alternativa para que todos os clientes tenham acesso a seus produtos.
Quanto melhor sua relação com a empresa de crediário, mais bônus de indicação sua equipe pode acabar recebendo, o que pode incentivar as vendas.
Tenha bons equipamentos
Ofereça internet de qualidade para os clientes, assim, caso algum tenha o cartão recusado, você pode oferecer alternativas para que façam pagamentos online ou liberem o limite de crédito em seu app do banco.
Para receber pelo celular, é importante ter um dispositivo de qualidade, em que você consiga lidar com os diferentes apps e que, acima de tudo, tenha uma boa rede de segurança online.
Já para pagamentos via boleto e recebimentos online, um bom computador, rápido e seguro, e uma impressora de prontidão ajudam a garantir todo o conjunto de soluções para qualquer eventualidade.
Contrate um gateway de pagamento
Para vender online, além de oferecer um protocolo seguro ao seu cliente, é importante oferecer condições competitivas. Com o gateway de pagamento você garante diversidade, segurança e controle para manejar suas vendas de maneira ágil.
Agora que você conheceu mais sobre como oferecer as melhores condições de pagamento, sabe qual passo dar para garantir um upgrade especial para seus clientes, e a GetCard oferece as melhores soluções para garantir segurança e satisfação na hora das vendas. Confira nosso site e continue ligado em nossas postagens para mais dicas sobre tecnologias e pagamento!