O ano começa com algumas dúvidas rondando a cabeça dos empresários: devo ou não investir em tecnologia em 2016? Em um primeiro momento, o senso comum pode apontar para uma decisão clara: cortes de investimentos. Afinal, em um ano incerto, todo e qualquer valor deve ser evitado para que a empresa consiga manter-se sustentável.
Entretanto, um fator que muitos gestores desconsideram na hora de avaliar os investimentos é diferenciá-los dos custos reais. Os investimentos, quando bem realizados, trazem benefícios para as empresas, seja a longo, médio ou curto prazo. Cada caso tem sua particularidade e deve ser analisado.
Mas onde a Nuvem entra nisso? Já falamos nos últimos post sobre esse aspecto, explicando as razões de se investir em tecnologia para se sobressair na crise. Essa tecnologia tem sido uma grande aliada para o mercado, trazendo inovação e diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo.
Neste sentido, apresentamos alguns pontos fundamentais que apresentam motivos importantes para a sua empresa adotar soluções nas nuvens em 2016:
ROI
Um dos principais atrativos da Computação em Nuvem é o Retorno sobre Investimento. Como já publicamos por aqui, a cada 1% investido em TI no Brasil, houve um retorno de 7%, segundo, indo de simples armazenamentos de arquivos às máquinas virtuais com economia de equipamentos e infraestrutura no fim das contas. Se antes utilizar esse tipo de ferramenta era algo distante, hoje é uma realidade para as empresas.
Escalabilidade
A Computação em Nuvem traz uma das grandes características presentes em sua adoção: a escalabilidade. A escalabilidade é a a capacidade de expansão de um sistema sem perda do seu desempenho, tornando-se um fator essencial para quem necessita de uma boa estrutura de TI. Nesse sentido, é preciso ter uma solução que se adapte conforme a necessidade de sua empresa, e a Nuvem é perfeita para isso, pois realiza essa adaptação de forma extremamente ágil. Já pensou ter que expandir fisicamente seu DataCenter a cada mudança de estratégia? A escalabilidade, nesse cenário, seria bastante prejudicada.
Otimização
Falando em espaço, este é um dos quesitos mais atraentes na utilização da Nuvem. Liberar espaço em sua empresa, além de evitar gastos com energia e manutenção, resultam em uma otimização grande de recursos, que podem ser investidos em outras áreas.
Nesse caso, retornamos ao poder de retorno sobre investimento, já que investir nessa tecnologia reduz custos em outras. No fim das contas, as empresas só tem a ganhar.
Inovação
Outro tópico já abordado por aqui, a Inovação é algo constante após a implantação da Computação em Nuvem. Isso ocorre pois, com um sistema “maleável”, é possível pensar em novas estratégias para a empresa. Com a própria tecnologia mais próxima de todos na empresa, pode-se começar a trazer uma cultura de inovação nesse período. Isso acontece pois ela abriu novos horizontes para desenvolvedores com um custo reduzido e um alcance muito maior, reduzindo esforços e custos. A partir da absorção dessa cultura, é muito mais fácil para os colaboradores participarem ativamente do crescimento da empresa.