Blog

A segurança dos dados realmente é uma prioridade nas empresas?

Nas últimas semanas temos falado sobre um tema importantíssimo para as empresas: a segurança dos dados e informações disponíveis no âmbito empresarial. Com a crescente expansão do mundo digital sobre os diferentes ramos de negócio, a tecnologia tem se transformado em uma empolgante ferramenta para diretores e gestores, especialmente aqueles que já reconhecem a Tecnologia da Informação como área estrategicamente importante para a evolução de uma empresa.

 

Entretanto, essa expansão rápida faz com que muitas empresas não foquem na segurança desses dados, um dos quesitos mais importantes para uma boa utilização da tecnologia. Inclusive falamos em nosso último post sobre o Sequestro de Dados, um dos golpes mais frequentes dos últimos meses e que vem prejudicando centenas de empresa e instituições em todo o país.

E essa dificuldade da segurança da informação acompanhar o crescimento da tecnologia vem sendo apontada por algumas pesquisas. Segundo a IBM, o prejuízo causado por uma única violação de dados pessoais críticos no Brasil é de R$ 3,9 milhões. Consegue imaginar um rombo desse tamanho em uma grande empresa? Nos Estados Unidos, um dos principais mercados de segurança e tecnologia do mundo, uma invasão desse tipo leva 256 dias(?) para ser detectada. Se até gigantes do mercado como a Sony ou Apple já sofreram com invasões, empresas menores estão igualmente desprotegidas (embora pareçam menos atraentes para os sequestradores de dados, também são alvos de ataques). Por isso, é necessário estar atento para alguns pontos dentro do ambiente corporativo.

CONSCIÊNCIA DE SEGURANÇA

Um deles é trazer a mentalidade para toda a empresa (e não só alguns setores específicos) de que a segurança da informação passa por todas as instâncias tecnológicas, desde dispositivos e dados da empresa, até equipamentos pessoais. Descuidos de colaboradores no uso de sistemas e envio de arquivos criam brechas para invasões.

Querendo ou não, o usuário ainda é o “elo fraco” dessa equação, então toda conscientização e treinamento nunca é demais. Nesse sentido, transformar o assunto “segurança” em um pauta diária entre os colaboradores é essencial.

Além do treinamento, a padronização de processos digitais também colabora com a maior segurança. Pensar desde em critérios para criar senhas, até políticas de armazenamento de dados e arquivos, transferências, restrições de acessos e boas práticas dentro das atividades que prezem pela segurança também ajudam a proteger melhor o ambiente da organização.

SEGURANÇA PARA CRESCER

Analisando as estatísticas e levantando possibilidades, torna-se sistêmico e importante enxergar como a segurança da informação deve ser parte das estratégias de crescimento de todas as empresas que se utilizam da tecnologia. Esse fator, quando bem executado, traz enormes benefícios para os negócios, especialmente para a imagem de sua empresa.

Para evitar esse tipo de situação, práticas de segurança devem estar em pauta nas discussões estratégicas de qualquer empresa que conte com a tecnologia para seus serviços externos e internos. Contar com profissionais que saibam avaliar vulnerabilidades e corrigi-las em tempo hábil passa a ser um dos principais trunfos de quem procura um crescimento sustentável não só na Tecnologia da Informação, como em todos os âmbitos de uma empresa informatizada.

A GETCARD

A Getcard é reconhecida internacionalmente por seus padrões de segurança que garantem a qualidade na gestão de informação dentro das empresas. Seja na área financeira com o PCI-DSS ou realizando auditorias de segurança através do escaneamento de vulnerabilidades, os processos realizados sempre tem um objetivo: corrigir falhas em estruturas que possam abalar a rotina empresarial, trazendo mais segurança e confiabilidade, tanto para os colaboradores quanto para os próprios clientes.

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »