Blog

Investindo em tecnologia para se sobressair na crise

A crise assustou muitas empresas em 2015 e causa muitos receios para o próximo ano, já que o futuro parece ser incerto em muitos setores e grandes dúvidas recaem sobre o cenário econômico.

 

 

Entretanto, ao mesmo tempo que muitos viram somente pontos negativos no último ano, um número considerável de negócios conseguiu aproveitar as oportunidades que uma crise traz! Como eles conseguiram? O segredo está em um tema que já discutimos várias vezes aqui em nosso blog: a utilização da tecnologia como fator de inovação dentro das empresas.

A tecnologia já é parte do planejamento estratégico de grande parte das empresas. Não por coincidência, a maioria se encontra na lista de empresas que cresceram em 2015, mesmo com as adversidades econômicas. Um estudo da FGV mostra isso: em um espaço de dois anos, cada 1% investido em Tecnologia da Informação resulta em 7% de lucro para as empresas.

Por que isso acontece? Esse retorno a médio prazo é um conjunto de fatores que são beneficiados pela implantação de processos de TI: segurança, maior confiabilidade dos clientes e fornecedores, além de uma tranquilidade maior para que os próprios colaboradores possam produzir. Tudo isso resulta em melhores resultados para as empresas e consequentemente, em um crescimento mais sustentável.

Por isso, é importante analisar como trazer essa tecnologia de forma responsável, para que o crescimento não seja apenas “fogo de palha” causado pelos processos iniciais. É essencial que os gestores saibam manter esse crescimento ao longo do tempo, sem perder do controle como o TI é utilizado dentro das empresas.

Nesse sentido, os dados mostram como os investimentos em TI cresceram em 2015. Confira nesse infográfico:

 

Posts relacionados

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Previsão de vendas: o que você precisa saber

Você sabe o que é previsão de vendas? Ou melhor, você sabe como fazer o cálculo correto? Caso a resposta seja não, chegou a hora de entender de uma vez por todas o que são as previsões de vendas. De uma forma resumida, a previsão de vendas funciona como uma atividade relacionada ao controle de

Leia Mais »

Condições de pagamento: como oferecer maior variedade em seu negócio

Vender é sempre a principal solução para qualquer negócio. Mas essa solução, apesar de parecer simples, não é nada fácil. A ciência de vender é rica e cheia de nuances, especialmente quando falamos das condições de pagamento, que tocam justamente no ponto mais sensível dessa relação. Oferecer as melhores opções exige conhecimento e preparo. As

Leia Mais »
gateway

Gateway de pagamento: como e porque usar em seu e-commerce

A compra através de e-commerces aumentou em 73,88% no de 2020, confirmando de vez sua popularidade, comodidade e também o aumento na acessibilidade para compras em ambiente online, viabilizada por diferentes soluções que vêm transformando os hábitos de consumo do brasileiro, e o gateway de pagamento é uma das soluções mais importantes a otimizar esse

Leia Mais »