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Blog

  • junho 25, 2021
  • 5:26 pm
  • Gestão de vendas

Precificação: definição e dicas estratégicas de como realizar

Precificação

Precificação, como o próprio nome sugere, é o ato de colocar preço em seu produto, seja ele material ou um serviço. O preço ideal deve ser justo e coerente com qualquer que seja seu produto/serviço, para então fazer o capital de giro da sua empresa.

Precificar corretamente garante também uma renda mensal fixa e, como consequência, uma estabilidade do seu negócio. Precisamos concordar que atualmente o mercado está em constante oscilação e, portanto, tudo o que puder ser feito para assegurar financeiramente seu empreendimento deve ser feito o quanto antes.

Apesar da definição simples, o processo para chegar no valor ideal não é muito rápido, tampouco fácil. Para isso, separamos as melhores dicas para precificar seu produto para que assim se tenha o lucro desejado e não haja nenhum tipo de exagero. Antes de mais nada, precisamos entender um conceito mais aprofundado do que é precificação de produtos e serviços, vamos lá?!

Afinal, o que é precificação?

Precificação é a base financeira inicial para qualquer empresa que oferece produtos e/ou serviços. É a arte de colocar um preço justo e balanceado, levando em consideração todas as etapas do processo em que o produto percorre. Ela é a responsável por determinar o lucro do seu negócio, seja positivo, negativo ou inexistente.

A precificação correta é ainda muito rara na maioria do varejo e por isso ela pode ser – e será – seu grande diferencial. De maneira resumida, podemos dizer que as etapas da precificação são: análise, execução, monitoramento e correção. Pode parecer confuso agora, mas fica tranquilo, vamos apresentar separadamente cada uma delas.

A fórmula mais fácil e comum para precificação de um produto é apenas levar em consideração o valor inicial gasto, sem considerar as variáveis de todo o processo.

Esse é o primeiro grande erro na hora de incluir valores. Além do valor total do custo do produto, também deve ser levado em consideração os valores substanciais da concorrência, o perfil do consumidor e por último, o que muita gente deixa de fora, o valor agregado da sua marca.

O preço de venda do seu produto ou serviço deve ser meticulosamente calculado e ao contrário do que dizem por aí, você não precisa ser um contador para fazer a precificação correta.

Mas calma! Também não é algo que você vai fazer em 5 minutos. É preciso, antes de mais nada, gastar um tempo pesquisando e calculando para chegar ao valor ideal – ou ao menos próximo do ideal. Mais do que dinheiro, o investimento do seu tempo também é essencial, principalmente se esse não for um assunto que você domina.

Precificação: 4 passos simples e práticos!

Agora que você já sabe o que é precificação, separamos um passo a passo simples e muito eficaz para te ajudar, vamos lá!

1. Análise

O primeiro passo a ser realizado para uma precificação eficaz é a análise. Tá, mas que análise?! Bom… análise de tudo. É nesse momento que você deve fazer análise de indicadores de todos os elementos que farão parte do processo. A partir daí é possível estabelecer os valores de cada etapa separadamente.

Para conseguir um preço de venda justo e com segurança, é preciso começar alinhando métricas e dados. Aliás, a análise do cenário em que seu produto ou serviço está inserido também deve ser realizada, para então conseguir se estabelecer no mercado de forma mais realista possível.

Entendendo suas possibilidades e oportunidades em relação a concorrência, é mais fácil para identificar seus pontos fortes e fracos e buscar, se for o caso, melhorar. Lembre-se ainda de analisar sua margem de lucro atual e o patamar que você quer atingir. Para conhecer sua margem média de lucro e seu capital de giro, é preciso ter total controle das suas vendas.

2. Execução

Para uma execução segura e mais precisa é necessário ter feito as devidas análises de margem e capital de giro. Realize possíveis precificações para seu produto e/ou serviço, baseando-se em suas pesquisas e análises feitas anteriormente, junto a fatores externos e internos que você considera importante.

Ainda na execução do processo de precificação, é preciso estipular metas para os indicadores financeiros. Quando falamos de metas, falamos sobre tudo aquilo que é quantitativo, ou seja, mensurável. E a partir da mensuração, é possível partir para outra etapa no processo da execução: preparar o caixa.

A preparação do caixa é indispensável no processo inicial de vendas. Muitas pessoas consideram essa etapa desnecessária e aqui está o segredo de tudo: para ganhar dinheiro em seu negócio é preciso já ter algum dinheiro em caixa. Quanto maior for sua meta e seus objetivos, mais dinheiro você deverá ter em caixa.

3. Monitoramento

O terceiro passo para a precificação é o monitoramento. Monitoramento nada mais é que a manutenção do seu negócio a partir do qual  você deverá estipular e ajustar suas métricas e margens.

Nenhum empreendimento é fixo, o mercado é volátil, especialmente quando vivemos em plena crise financeira. O monitoramento pode – e deve – ser diário, considere ele uma atividade indispensável no seu dia.

Por sorte, essa não é uma tarefa difícil, mas deve ser feita com cuidado e atenção. Lembre-se que não é necessário ajustar o preço de tudo, basta ficar de olho e fazer testes. Selecione aquilo que você mais vende e compare. Dessa forma você conseguirá determinar como sua empresa está no mercado.

Feito o monitoramento todos os dias, tente apurar, pelo menos de forma mensal, quais foram os resultados obtidos: você gastou mais do que lucrou? Por quê? Foi um caso isolado? O que pode e o que deve ser feito para melhorar? Tente procurar toda resposta possível.

Somente com monitoramento é possível ajustar as brechas do seu negócio, sempre apontando para melhores resultados.

4. Correção

O quarto e último passo é a correção. Assim que tiver feito as perguntas e respostas no passo anterior, esta etapa é para a correção de problemas. Ah! lembre-se que que as correções não são necessariamente ruins, apenas significam que você conseguiu detectar os problemas e quer resolvê-los.

Pode ser algum problema mas simples como um cartão recusado ou erros mais significantes. O processo de precificação não possui uma fórmula pronta e sem erro, mas se você realizar as devidas análises, monitoramentos e correções, estará mais perto da precificação ideal.

O processo de precificação é mais complexo do que as pessoas imaginam, mas também não é um bicho de sete cabeças. Basta ficar atento e seguir os quatros pontos principais do preço de venda: análises, execução, monitoramento e correção de problemas.

Gostou das dicas? Tem mais algum assunto que você quer que conversemos por aqui? Confira nosso blog para mais dicas de gerenciamento de empresas.

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